Home|Notícias|Alunos participam de ação esportiva com campeã mundial de futevôlei
18/03/2017 09h40
Alunos participam de ação esportiva com campeã mundial de futevôlei
Foto: Igorh Martins
As crianças tiveram o primeiro contato com a modalidade, uma aula diferente com a multicampeã de futevôlei.

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Edsonina de Barros Villa participaram na tarde de sexta-feira (17), de uma aula diferente com a multicampeã de futvôlei, Lana Miranda. As crianças tiveram pela primeira vez contato com a modalidade esportiva.

A atleta iniciou a carreira no esporte aos 14 anos, em Brasília, e desde então acumula nove títulos mundiais, sendo vice apenas uma vez. Pela primeira vez em Boa Vista, convidada pela Liga Roraimense de Futvôlei, a atleta fez questão de incluir duas escolas municipais em sua agenda. A primeira a receber sua visita foi a Escola Municipal Hilda Franco de Souza, na última quarta-feira.

Lana Miranda considera essencial o contato com as crianças. “Todos nós sabemos que elas são o futuro do nosso país e que é através do esporte que formamos bons cidadãos, afastando não só da marginalidade, mas também das drogas. As crianças são sempre muito curiosas e esta é a oportunidade de apresentarmos o esporte e fazer com que elas cresçam com a mentalidade de que é possível você ser o que quiser, desde que tenha foco e determinação”, destacou.

De acordo com Lana, o esporte também serve para complementar tudo o que eles vivenciam dentro de sala de aula. “O bom do esporte é que você entende desde cedo a importância do respeito, da disciplina e da concentração. O caráter se forma pelo esporte e é importante aprender desde cedo a ganhar, perder e, principalmente, a respeitar seus adversários”, disse.

A aluna Laura Emília, 11 anos, conhecia o futvôlei apenas pela TV e se surpreendeu com o esporte. “No início senti vergonha, mas depois vi que era fácil. Com certeza vamos continuar praticando durante as aulas de educação física na escola”, disse.

O Presidente da Liga Roraimense de Futvôlei, Alcides Lima Neto, realiza um trabalho social sem fins lucrativos e é o responsável pela primeira Escolinha de Roraima. Para ele, a presença de Lana em Boa Vista é de grande importância para despertar o interesse pelo esporte, não só na categoria mista, mas principalmente na feminina. “Lana é uma referência neste meio e parte deste processo. Está apaixonada por Boa Vista e já tem planos de voltar novamente”, ressaltou.