ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Boa Vista tem médio risco para transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika
NOTÍCIAS
Saúde
16/03/2017 14h34
Boa Vista tem médio risco para transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika
Foto: Ascom - Semuc
A pesquisa feita em 6.107 imóveis da capital apontou índice de infestação de 3,4% por Aedes aegypti (LIRAa).

A Prefeitura de Boa Vista divulgou o segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa foi feita em 6.107 imóveis, em todos os bairros da capital, e apontou o índice de infestação de 3.4%, classificando o município com médio risco para transmissão de dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a prefeita Teresa Surita, esse índice só vai melhorar com a ajuda da população. "Não podemos deixar que um mosquito desestabilize a saúde da nossa população. É muito importante que todos tomem consciência e colabore, que não deixem recipientes espalhados pelo quintal que acumule água, não jogue lixo, entulho ou galhadas, pois a maior concentração de focos foi encontrada em depósitos fixos", alerta.

A análise dos resultados de 51 bairros demonstra que 21 encontram-se com alta infestação; outros 20 têm médio risco e 10 estão com baixa infestação. Os bairros com maior índice de infestação são: Operário, Bela Vista, Distrito Industrial, Nova Cidade, Raiar do Sol, Asa Branca, Buritis, Santa Tereza, Caimbé, Tancredo Neves, Centenário, Cinturão Verde, São Bento, Caranã, Cauamé, Jardim Caranã, União, Cidade Satélite, Psicultura e Jardim Primavera.

Segundo o relatório final do LIRAa, a maior concentração de focos do mosquito foi encontrada em lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátio, ferro velho, entulhos e depósitos móveis (vasos, frasco com plantas, pingadeira, recipiente de degelo de geladeira e outros.

Ações de combate ao mosquito - No último sábado, 11, foi promovido grande mutirão de combate ao mosquito. Mais de 400 voluntários do município e a prefeita Teresa Surita estiveram nos bairros Santa Luzia e Pintolândia. Ao todo, foram visitados 2.117 imóveis. Além do mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as atividades de visita domiciliar para controle larvário em todos os bairros, pelos Agentes de Combate de Endemias (ACE).

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil