Home|Notícias|Integrantes do Coral do Servidor participam de aula inaugural nesta terça (14)
14/03/2017 16h30
Integrantes do Coral do Servidor participam de aula inaugural nesta terça (14)
Aula inaugural do Coral do Servidor. Foto: Eduardo Andrade
Coral é resultado de parceria entre o Programa Servidor de Valor com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM)

O Programa Servidor de Valor da Prefeitura de Boa Vista realizou nesta terça-feira (14), aula inaugural do Coral do Servidor na sede do programa Braços Abertos, no bairro São Francisco. No local vão ocorrer os ensaios musicais, todas as terças e quintas-feiras, das 10h30 às 12h.

Participaram cerca de 70 servidores, entre eles 14 aposentados do município. O coral é mais uma novidade do Programa Servidor de Valor em parceria com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM). As aulas ficarão por conta dos regentes Lisandro Bacchus e Maria Alejandra Borrego. Ambos têm uma longa trajetória na música e hoje fazem parte do corpo de músicos do IBVM.

A regente Maria Alejandra Borrego é cantora de jazz, bossa nova, e tem cinco anos de formação acadêmica em canto, 12 anos de experiência com coral, além de uma licenciatura em aulas para crianças. “Estou muito feliz em contribuir com este projeto da Prefeitura. Sou venezuelana e fui muito bem recebida pelos boa-vistenses. Eu gosto de inovação, e este projeto é inovador e vai despertar muitos dons por aqui”, declarou.

O roraimense Lisandro Bacchus estudou música em São Paulo, retornou há sete meses para Boa Vista e agora está somando forças com o IBVM e a Prefeitura em prol da arte. “Será um grande prazer atuar no Coral do Servidor. Eu e minha parceira vamos dar o nosso melhor. Sou regente de coral há quatro anos e estou com muita vontade de atrair as pessoas para a música”, disse Lisandro.

O coral é um projeto que tem o objetivo principal de proporcionar aos servidores um momento de interação social, criatividade, lazer, aprendizado e superação por meio da música. A metodologia proposta compreende aulas de canto, técnica, dinâmica vocal e repertório voltados a cantores básicos, médios e avançados, coristas e pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho (oradores, professores, anunciadores).

Dentre as principais questões a serem trabalhadas ao longo dos ensaios, destacam-se a respiração circular e diafragmática, classificação vocal, órgãos articuladores e cavidade de ressonância, dicção, pronunciação e estilo, repertório, análise das obras, análise e correção dos problemas vocais dos cantores, desempenho, concentração, relaxamento no palco, postura ao cantar e interpretação.

A primeira apresentação do coral será na festa de comemoração dos 127 anos da capital roraimense, no dia 9 de Julho. “A ideia surgiu da prefeita Teresa Surita que identificou no coral uma potência para trazer mais qualidade de vida para o servidor, por proporcionar um momento de lazer, aprendizado, superação e de interação entre os servidores de diferentes setores e secretarias. É um momento de despertar os dons artísticos”, disse Carolina Andrade, coordenadora do Banco de Talentos e uma das articuladoras do Programa Servidor de Valor.

Quem está empolgado por participar do coral é o servidor aposentado Hermógenes Oliveira, de 74 anos. Ele, que está aposentado há quatro anos, viu a chance de continuar fazendo o que mais ama: a música. “Fui pegar meu contracheque e me surpreenderam com convite para participar. Eu sou músico, trabalhei na Prefeitura por muito tempo no IBVM. Não consigo viver sem música, sempre digo que música é acalento para alma e será um prazer fazer parte desse time”, disse.