Home|Notícias|Praça Velia Coutinho recebeu arte e cultura neste fim de semana
18/03/2017 10h09
Praça Velia Coutinho recebeu arte e cultura neste fim de semana
Foto: Eduardo Andrade
O evento teve a participação de 18 artesãos de Boa Vista, exposição de mais de 100 fotos e música ao vivo.

A Prefeitura de Boa Vista realizou neste fim de semana (17 e 18), a Feira de Artesanato e Varal Fotográfico na Praça Velia Coutinho, centro da cidade, em comemoração ao Dia Nacional do Turismo (2 de março) e o Dia do Artesão (19 de março).

O evento iniciou nesta sexta-feira (17) e seguiu no sábado (18). Cerca de 18 artesãos de Boa Vista comercializaram seus trabalhos na feirinha mais tradicional da cidade ao som de música ao vivo.

Além do trabalho dos artesãos locais e da boa música, com a participação do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), os visitantes puderam apreciar o  varal fotográfico com mais de 100 fotos em exposição e ainda degustar uma variedade de comidas típicas na Feira Gastronômica.

O II Varal Fotográfico foi criado com o objetivo de divulgar o turismo e a diversidade cultural do município, por meio de fotografias que retratam as tradições e a beleza da capital roraimense. O evento agradou a artesã amazonense Sigrid Braga, de 46 anos.

Sigrid comentou que desde os 16 anos começou a pegar gosto pela arte de confeccionar bijuterias, através de um curso que fez na área. Ela vendeu para colegas da escola e no evento em Parintins. Atualmente, o artesanato é o seu meio de sustento, graças ao apoio da prefeitura, que garante toda uma estrutura.

“O artesanato para mim é uma distração, mas é também de onde tiro o meu sustento. Tenho artesanato para todo tipo de cliente, para a criança, jovem e adulto. Eu vivo disso e agradeço muito a prefeitura por proporcionar esse momento nos espaços públicos da cidade e nos grandes eventos do município”, disse a artesã Sigrid Braga.

O talento da artesã Letícia Ferreira, de 60 anos, despertou como professora de artes. Ela começou a produzir utilitários domésticos e decorativos com o serviço de corte e costura. O apoio da prefeitura faz toda a diferença na vida de quem decidiu fazer história na Feira. “Somos muito gratos à prefeitura pela atitude de valorizar o nosso trabalho e agregar valor ao que produzimos”, disse ela.

Este ano, A Prefeitura de Boa Vista e a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) decidiram inovar e fazer diferente. Agora a Feirinha quase sempre virá acompanhada da feira gastronômica e com a parceria do IBVM, e ainda em dois locais da cidade: Praças Velia Coutinho e a do Mirandinha, conforme o cronograma feito para este primeiro semestre.

São 18 barracas reservados aos artesãos e sete para a gastronomia. O varal fotográfico é uma atração à parte deste final de semana por se tratar das comemorações do dia do Turismo. “O turismo envolve várias áreas. O artesanato e a gastronomia estão inseridos no desenvolvimento de uma cidade turística, assim como a cultura e as tradições locais. Então a gente mescla tudo isso valorizando todo esse setor que move o turismo em Boa Vista”, disse Enos Almeida, superintendente de Cultura.

As feiras de artesanato são tradições culturais no mundo inteiro e estão presentes em todos os cantos do país. E tornaram-se vitrines da regionalidade e características específicas de cada lugar. O artesanato é a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte repassada de geração em geração, além disso, é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de renda e de desenvolvimento turístico.

Confira a as próximas datas de programação para os dois locais

Mês

Mirandinha