ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Prefeitura e Ministério da Justiça firmam parceria sobre prevenção às drogas
NOTÍCIAS
Saúde
16/03/2017 09h23
Prefeitura e Ministério da Justiça firmam parceria sobre prevenção às drogas
Foto: Eduardo Andrade
A intenção do Senad é implantar em Boa Vista três novos programas de prevenção ao uso de drogas.

A Prefeitura de Boa Vista e representantes da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, firmaram parcerias sobre políticas de combate às drogas. A apresentação das propostas aos secretários municipais e à prefeita Teresa Surita teve a participação de Nara Araújo, diretora de articulação e projetos, Pollyanna Pimentel, da coordenação do Projeto Redes, e Ana Ferraz, coordenadora de prevenção.

A intenção do Senad é implantar em Boa Vista três novos programas de prevenção ao uso de drogas com o apoio do município. Entre eles, o programa #TamoJunto voltado à prevenção aos adolescentes de 13 e 14 anos, atendidos nos espaços de convivência dos projetos sociais como Crescer, Dedo Verde e Artcanto.

Outro programa é o Famílias Fortes que será aplicado junto às famílias atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras), e também o Programa Elos voltado aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, faixa etária de 6 a 10 anos.

A comitiva também visitou nesta terça-feira (14), o Projeto Crescer, a sede do programa Família Que Acolhe e o Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Na manhã dessa quarta-feira (15), se reuniu com os secretários de Saúde, Gestão Social, Educação e Cultura e Projetos Especiais, e à tarde apresentou as propostas à prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

“Fico feliz em ter o Ministério da Justiça como parceiro em nossas iniciativas e que pretende potencializá-las ainda mais. Temos projetos importantes nesse sentido, como é o caso do Crescer, que contribui para diminuir a violência entre os jovens em Boa Vista, e é reconhecido nacionalmente por isso. Essas três propostas vão fortalecer o trabalho de prevenção que já é feito e proteger nossas crianças e adolescentes das drogas”, disse Teresa Surita.

A diretora de articulação da Senad, Nara Araújo, nomeada recentemente para o cargo, decidiu conhecer o Projeto Crescer e outras iniciativas que a Prefeitura desenvolve em Boa Vista, em especial, o Programa Família que Acolhe. “Viemos conversar sobre a possibilidade de novas parcerias com a Prefeitura, mas ficamos impactados com o que observamos aqui. O Crescer e o Família que Acolhe são duas iniciativas que se encaixam muito bem nas ações que pretendemos implementar”, ressaltou.

A intenção agora do Ministério da Justiça é levar as iniciativas municipais a um congresso internacional que deve ocorrer em agosto deste ano em Florianópolis, estado de Santa Catarina. “Uma gestão eficiente merece reconhecimento. Essas experiências são muito valiosas e devem ser compartilhadas”, disse Nara.

A Senad é a grande patrocinadora do Projeto Crescer. Ela é a responsável por repassar recursos, frutos de emendas parlamentares, para a execução do projeto em Boa Vista e também por oferecer apoio técnico nas demandas. Neste momento veio potencializar a parceria, trazendo novas propostas a outros seguimentos da sociedade.

“Nas duas gestões, a Senad passou o orçamento necessário para reorganizar e manter o projeto. Agora, a equipe veio no sentido de oferecer algumas políticas públicas a serem executadas com as iniciativas que já desenvolvemos em Boa Vista. Vieram também referendar as boas práticas daqui com interesses em replicar para outros lugares do país, principalmente, as experiências do Projeto Crescer, Família Que Acolhe e dos grupos de famílias que estão sendo trabalhados nos Cras”, disse o secretário adjunto de Gestão Social, Moacir Collini.

Por meio desta nova parceria serão articulados encontros e atividades com as famílias, processo de formação dos profissionais dos Cras, dos projetos sociais e educadores, porque são eles que desenvolverão as atividades junto às crianças, jovens e adolescentes. Nesse caso, a Senad oferta a formação dos profissionais e todo o material didático e o município executa os programas.

A Senad está negociando com a Universidade Federal de Roraima a criação de um Centro Regional de Referência para o desenvolvimento do processo de formação dos profissionais da rede de forma presencial. O Centro trabalhará com a temática da prevenção e, em função do Plano Nacional de Segurança Pública, abordará a temática da política sobre drogas, assim como também o enfrentamento da violência contra a mulher.

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil