Home|Notícias|Saúde da mulher é tema de encontro das conferências livres em Boa Vista
18/03/2017 15h18
Saúde da mulher é tema de encontro das conferências livres em Boa Vista
Foto: Jackson Souza
A iniciativa é do Conselho Municipal de Saúde em parceria com órgãos de saúde e da enfermagem.

O Conselho Municipal de Saúde realizou neste sábado (18), o terceiro encontro das Conferências Livres em Boa Vista para discutir estabelecer propostas sobre a “Saúde das Mulheres”. O evento ocorreu no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima - CCS/UFRR, com a participação de representantes das entidades de Enfermagem do Estado de Roraima, acadêmicos e profissionais da área.

As propostas em discussão serão enviadas para a Iª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres que acontecerá de 17 a 19 de maio. Os encontros estão ocorrendo em bairros, por entidades ou por categorias.

“Já estivemos no HGR com os pacientes de oncologia. Também com as mulheres da Central Única dos Trabalhadores. E agora estamos oportunizando as mulheres do seguimento enfermagem para colocar suas posições e ideias”, disse o conselheiro municipal e estadual de saúde e coordenador de plenária, Roberto Moraes.

As Conferências Livres são realizadas pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com sindicatos, grupos representativos de mulheres, associações e unidades hospitalares. Nesta conferência livre em especial, participaram Maceli Carvalho, da Associação dos trabalhadores em Enfermagem (Assoten), Josias Ribeiro Neves, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RR) e Melquisedek Meneses, presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindeprer).

“Hoje estamos reunidos em parceria. As mulheres são maioria em quase todos os setores. No caso da enfermagem, elas trabalham às vezes, duas ou três jornadas diárias, são incansáveis. E não se vê hoje uma política voltada específica para a saúde dessas mulheres. Daqui vai sair propostas que irão se juntar a outros segmentos do controle social, para serem discutidas nas conferências municipal, regional e nacional”, ressaltou o presidente do COREN/RR, Josias Ribeiro.

O presidente citou ainda que as mulheres da enfermagem no Estado representam mais de 80% dos profissionais da área, ou seja, de 7 mil, cerca de 5,8 mil são mulheres. O percentual não é diferenciado a nível nacional. Conforme uma pesquisa no Perfil Profissional da Enfermagem, hoje no Brasil, são mais de dois milhões de profissionais da área, sendo 80% mulheres, ou seja, 1,8 milhões são mulheres no país.

A técnica em enfermagem e fisioterapeuta, Rosa Ribeiro, de 45 anos, disse que o momento é expor tudo o que é necessário para garantir os direitos da mulher na sociedade, tanto na área da saúde como no geral. “É importante essa conferência porque ela dá uma visão maior para aquilo que há necessidade para a mulher. Nós precisamos de atenção específica por conta do papel que desempenhamos na sociedade. Com certeza vamos levantar propostas que futuramente poderão virar políticas públicas”, disse.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Matos, a intenção é ouvir as bases, a sociedade em geral e não só a comunidade profissional. “Estamos nos reunindo para buscar e discutir problemas com soluções pautadas. Vamos deixar de ficar na zona de conforto, só levantando problemas e não participando das soluções. Hoje está participando o seguimento de enfermagem, depois pode ser outro e assim vamos buscando estratégias nesse sentido”, destacou Matos.