Home|Notícias|Boa Vista inicia preparativos para a safra de soja com plantio de 10 mil hectares
Agricultura e Pecuária
19/04/2017 15h38
Foto: Benício Moreira
O clima de Boa Vista é favorável à esse tipo de cultura, com produtividade em torno de 60 sacas por hectare.

Boa Vista dá início aos preparativos para o plantio de soja na área rural do município, acompanhando o calendário do setor para o Hemisfério Norte. A meta para esta safra é o plantio de pelo menos 10 mil hectares da oleaginosa.

O clima de Boa Vista é favorável à esse tipo de cultura, disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, que também é produtor rural. “Muitos produtores já se mostram ansiosos para plantar logo a cultura, mas a janela ideal de plantio somente se iniciará no mês de maio”, comentou.

A produtividade de soja em Roraima gira em torno de 60 sacas por hectare. Segundo Marlon Buss, como os produtores começaram a se organizar com antecedência, o preço barganhado nas operações de barter (pagamento pelos insumos mediante a entrega do grão na pós-colheita) foi melhor, entre 26 a 28 sacas de soja, o que Buss considera aceitável “para nossas condições".

Ele explicou que muitos produtores também conseguiram custeio agrícola ou utilizaram recursos próprios, diminuindo a relação para 21 sacas de soja. A região produtiva do município de Boa Vista é dotada das variedades convencionais, com a proposta de ter um mercado diferenciado frente ao restante do Brasil.

De acordo com o secretário, os preços, no entanto, se encontram baixos. Isso fez com que poucas comercializações antecipadas fossem realizadas. “No porto, os preços da soja giram em torno de R$ 67 a R$ 69, enquanto que no interior, variam entre R$ 61 a R$ 62”, disse.

Marlon Buss explicou que, em Roraima, ainda é incessante também a busca por novos mercados, diferenciando os negócios futuros. Segundo ele, há também um forte investimento em logística - fator que se tornará realidade com a construção de um acesso ao porto de Georgetown, na Guiana.

Em todo o estado de Roraima, o planejamento para este ano do plantio da soja é de pouco mais de 30 mil hectares. “Os insumos já se encontram nos municípios, aguardando pelo início da janela”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas.