Home|Notícias|Comunidade indígena Darôra celebra Dia do índio com atividades esportivas
19/04/2017 17h33
Comunidade indígena Darôra celebra Dia do índio com atividades esportivas
Foto: Fernando Teixeira
O campeonato de arco e flecha marcou as comemorações com a participação de crianças, jovens e adultos.

O campeonato de arco e flecha realizado na Comunidade Darôra, nesta quarta-feira(19), marcou as comemorações do Dia do Índio no município de Boa Vista.  A data reforça a identidade, a cultura e as tradições dos povos indígenas. O evento é realizado com o objetivo de divulgar e vivenciar as práticas da cultura indígena, além de repassar os conhecimentos para as novas gerações.

As competições de arco e flecha tiveram as participações de crianças, jovens e adultos, em provas que simulavam a caça de um animal, e obstáculos que aumentaram a dificuldade de acerto do alvo. O professor da Escola Municipal Indígena Vovó Tereza da Silva, e um dos idealizadores do campeonato, Frank Mota, comentou a importância de manter viva as tradições indígenas da região.

“As crianças participaram competindo e outras observando, torcendo. Entendemos que essa é uma forma de repassarmos o conhecimento para elas, além de poderem vivenciar a cultura do nosso povo. Elas também aprenderam a confeccionar e manusear o arco e flecha com a ajuda dos pais e avós”, disse o professor.

O campeonato arco e flecha segue ao longo da semana, com provas eliminatórias. O vencedor recebe como premiação R$ 250, o segundo R$ 150 e o terceiro lugar R$ 100. A tuxaua da comunidade, Beni Souza da Silva comentou que essa comemoração é um dia de festa para os povos indígenas de todas as etnias.

“Hoje lembramos nossos antepassados que um dia passaram por aqui e deixaram essa cultura do arco e flecha para nós. Agora passamos para os nossos filhos e netos, para que nossos costumes se mantenham sempre vivos. Essa competição é um momento cultural de muita alegria e também de descontração”, disse a tuxaua.

O secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss, reforçou o compromisso que a Prefeitura de Boa Vista tem com as comunidades indígenas localizadas no município. Recentemente, a Comunidade Darora foi contemplada com placas de energia solar.

Ele disse ainda que a prefeitura também promove, anualmente, a vacinação contra a febre aftosa de todo rebanho bovino da área indígena do município, sem nenhum custo para a população, além de fazer a limpeza e retirada de lixo dessas localidades periodicamente.

“Não poderíamos deixar de prestigiar esse dia tão especial e de alegria, pelo respeito e compromisso que a gestão municipal tem com os povos indígenas de Boa Vista. A prefeita Teresa Surita tem trabalhado para trazer cada vez mais alternativas que possam melhorar a qualidade de vida da população indígena. Muitos projetos estão sendo implantados nas comunidades como, por exemplo: a cultura do milho, hortifrute, para que com isso, possamos renovar a as alternativas de negócios e, muita coisa boa ainda  estar por vir”, comentou.

Programação

Nesta sexta-feira (21), e no sábado dia (22), as comemorações alusivas ao Dia do índio serão realizadas na Comunidade Campo Alegre, com vasta programação que inclui competições, danças e o artesanato.

Comunidade Indígena Darôra1

Comunidade Indígena Darôra2