Home|Notícias|Crescer e Smtran levam oficina de Educação para o trânsito a alunos do IBR
19/04/2017 17h35
Crescer e Smtran levam oficina de Educação para o trânsito a alunos do IBR
Foto: Eduardo Andrade
Os jovens do projeto Crescer utilizaram maquetes, música e o teatro como ferramentas de conscientização.

Os alunos do Instituto Batista de Roraima (IBR) participaram nesta quarta-feira (19), de oficina de educação para o trânsito promovida pela Superintendência Municipal do Trânsito e pelo Projeto Crescer da Prefeitura. Ao todo, mais de 100 crianças participaram da ação no bairro Pintolândia, nos períodos da manhã e da tarde.

Na ocasião, a criançada aprendeu noções de sinalização e leis de trânsito, faixa de pedestres, uso da cadeirinha e do cinto de segurança nos veículos, e sobre a importância do capacete nos motociclistas, entre outros itens importantes para a formação de condutores conscientes.

O conteúdo foi repassado de forma lúdica, por meio de uma maquete e de uma mini-cidade construída pelos jovens do Crescer, que também utilizaram a música e o teatro como ferramentas de conscientização.

“Desde 2013 nós desenvolvemos este trabalho nas escolas municipais, e com o passar do tempo as escolas particulares passaram a solicitar o nosso apoio para levar esta consciência de trânsito seguro, como foi o caso do IBR”, explicou Ney Brito, diretor do Departamento de Educação para o Trânsito (Depet), da Smtran.

A coordenadora pedagógica do IBR, Thaise Medeiros, disse que a escola já vem trabalhando questões referentes ao trânsito e agora, com o apoio da Smtran e do Crescer, o conhecimento dos jovens alunos será fortalecido, além de também ser um trabalho de conscientização aos pais das crianças.

“Este é um trabalho muito bom, de grande qualidade, que é desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista. Esta visita dos nossos alunos está sendo de grande valor e em breve nós iremos receber esse projeto em nossa escola, para mostrar também às outras crianças e também aos pais, para que haja maior responsabilidade no nosso trânsito”, comentou.

Projeto Crescer – Atualmente, a Oficina de Trânsito do projeto Crescer conta com mais de 80 jovens que se reúnem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, e aprendem noções sobre legislação de trânsito, formas de abordagem e aprendem a produzir placas de sinalização, cartazes e outros itens educativos.

“Tudo o que aprendem na oficina, eles repassam para a sociedade nas ações educativas que desenvolvemos junto com a Smtran. Somente no ano passado, foram 36 escolas municipais que receberam o projeto. O conhecimento recebido e repassado é algo que eles levarão por toda a vida”, disse Gleyson Gomes, coordenador da Oficina de Trânsito do Crescer.