Home|Notícias|Prefeitura lança a edição 2017 do Projeto Samuzinho nas escolas municipais
20/04/2017 10h37
Prefeitura lança a edição 2017 do Projeto Samuzinho nas escolas municipais
Foto: Jackson Souza
Participam alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas Carmem Macaggi e Menino Jesus de Praga.

A Prefeitura de Boa Vista lançou a edição 2017 do Projeto Samuzinho nas escolas municipais. O evento aconteceu , nesta quarta-feira (19), na Escola Municipal Carmen Eugenia Macaggi, no bairro Asa Branca, zona oeste da cidade. Além de compartilhar informações junto a comunidade, o projeto também investe na formação de crianças e educadores como agentes multiplicadores de conhecimento específico em primeiros socorros.

O "Samuzinho nas escolas" é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação à Urgência (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU-BV), e é voltado para alunos do 4º ano do ensino fundamental.

"A ideia é repassar às crianças orientações sobre situações de risco de acidentes, sejam no ambiente escolar até o espaço doméstico. Educar para a prevenção de acidentes é primordial para combater os traumas por causas externas que hoje é um problema nacional de saúde pública", destacou o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho.

Nesta nova fase do projeto, as atividades ocorrem em dois ciclos, um em cada semestre. O primeiro com duração de 12 semanas, divididos em fase 01 e fase 02, sendo cada fase com 06 semanas no total.

O vice-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Machado, reafirmou o compromisso da Prefeitura na formação dos futuros cidadãos. "Queremos formar cidadãos melhores, orientando-os sobre atitudes responsáveis. O projeto vai permitir que eles tenham noções de segurança básica e cuidados tanto deles mesmos quanto do próximo, além de aprenderem a utilizar da maneira adequada os serviços de emergência do SAMU, evitando trotes", disse.

As escolas municipais contempladas com ações do projeto Samuzinho nessa primeira fase são: Carmem Eugênia Macaggi, com instruções as terças e quartas-feiras, e Menino Jesus de Praga, com formação as quintas-feiras.

O secretário municipal de saúde (Smsa), Cláudio Galvão, destacou a importância do projeto. "O Samuzinho tem o objetivo de tornar crianças em multiplicadores do conhecimento na escola, em casa e na sua comunidade, compartilhando informações e ajudando a prevenir acidentes", comentou.

O gestor da escola Carmem Eugênia, Antônio Carlos Rodrigues, disse que o projeto envolve as famílias no aprendizado das crianças. "O que eles aprendem aqui vão compartilhar com a família e sociedade em geral. As crianças que farão parte desse projeto plantam a semente do conhecimento que servirá para o resto de suas vidas", disse.