Home|Notícias|Servidores participam da oficina de comunicação e atendimento humanizado
18/04/2017 16h22
Servidores participam da oficina de comunicação e atendimento humanizado
Foto: Jackson Souza
A iniciativa visa capacitar os profissionais do setor de atendimento da Secretaria Municipal de Obras - Smou

Os servidores da Secretaria Municipal de Obras participaram da Oficina de Comunicação e Atendimento humanizado, no auditório do Palácio 09 de Julho, bairro São Francisco. O encontro ocorreu em três dias, iniciou no dia 11 de abril e seguiu nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18.

A iniciativa é do Núcleo de Comunicação Interna da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Semuc), e visa capacitar os profissionais do setor de atendimento. Participaram do encontro cerca de 21 servidores da área do atendimento da Smou, desde a recepção ao almoxarifado.

A Oficina foi dividida em três etapas. No primeiro dia foi abordado o tema: Comunicação e Relacionamento, e no segundo o tema: Comunicação e Atendimento. Já no terceiro dia do encontro, nesta terça-feira (18), os servidores produziram uma cartilha de utilização interna, por meio de todo o conhecimento adquirido na oficina e experiências diárias, com as regras que vão ajudar a melhorar o atendimento no ambiente de trabalho.

Durante os três dias do encontro foram realizadas dinâmicas e muitas reflexões, exibição de filmes e ações de integração entre os servidores. A chefe do Núcleo de Comunicação Interna, Patricia Maravalha, disse que a oficina foi elaborada com foco no atendimento humanizado, uma tendência atual das instituições.

Segundo ela, humanizar reflete exatamente o cuidado e a valorização da pessoa humana, partindo do trato e da relação entre os colaboradores no ambiente profissional, e levar esse tratamento interno para o público em geral.

“Quando a secretária Cremildes Duarte assumiu a secretaria de Obras decidiu que precisava melhorar o atendimento interno e externo. Então procuramos sensibilizar os servidores para humanizar cada vez mais o atendimento aos munícipes, que vão à secretaria em busca de informações. O servidor precisa está preparado para o recepcioná-los, com zelo, respeito e dedicação”, disse Patrícia Maravalha.

A servidora do município há 37 anos, Noelma da Silva, 52, enquadrada recentemente na União disse que nunca viu uma gestão tão preocupada em servir a população, como a atual gestão à frente da prefeitura.

“Trabalhei todo esse tempo na prefeitura e nunca tive momentos tão bons como este, de interação com os meus colegas de trabalho e pensar em pontos que podemos melhorar no ambiente de trabalho, e em relação com os nossos colegas e no atendimento ao público. Acredito que a iniciativa vai nos ajudar a encarar com amor nossa lida diária”, disse a servidora.

O Superintendente de Projetos e Urbanização da Semou, Denison Almeida de Souza, há três anos à frente da pasta, disse que estreitar laços entres os funcionários ajuda a melhorar o atendimento ao público cada vez mais eficiente.

“Apesar de termos um trabalho voltado aos interesses da população, é importante que saibamos o que a população espera dos nossos serviços. Fazemos obras de urbanização em algumas áreas e a população solicita em áreas que ainda não foram atendidas. A forma como você atende esse público, é que vai fazer diferença”, disse o superintendente.

O superintendente ressaltou ainda, que o servidor deve está preparado para dizer um não de forma respeitosa. “A secretaria nem sempre terá recursos suficientes para uma determinada obra e você vai ter que dizer para o munícipe que não será possível fazer aquele serviço no momento. O curso é muito importante nesta parte porque ele vai nos capacitar na forma como vamos recepcionar e responder a população que nos procura na secretaria”, comentou Denison Souza.