Home|Notícias|Aniversario: Programa Dedo Verde completa 25 anos de história em Boa Vista
19/05/2017 16h44
Aniversario: Programa Dedo Verde completa 25 anos de história em Boa Vista
Foto: Igorh Martins - Dedo Verde
Uma programação especial marcou os 25 anos de fundação do Dedo Verde. Nesta sexta-feira, 19, o Horto Municipal, sede do programa, recebeu os integrantes e ex-integrantes que ao longo dos anos fizeram parte da historia social e ambiental do município. O Programa Dedo Verde foi implantado na primeira gestão da prefeita Teresa Surita e beneficiou diversos jovens da capital.

O evento contou ainda com a participação do Coral ArtCanto, que animou a festa e ainda de integrantes dos demais programas sociais da prefeitura. Jogos esportivos, zumba e rapel, também fizeram parte da programação, atividades desenvolvidas por meio da parceria com Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) e da Guarda Civil Municipal.

Na ocasião, alguns integrantes e ex-integrantes falaram um pouco de suas experiências dentro do programa, como é o caso da ex-integrante do projeto Thaymara Souza, de 22 anos, que emocionou os participantes. “No Dedo Verde dei meu primeiro passo. Aprendi muito enquanto fiz parte desse projeto. Hoje sou muito grata a todos que contribuíram para que eu pudesse realizar meu sonho e chegar aonde cheguei. Quando saí do projeto, passei em dois concursos públicos, hoje sou Guarda Civil Municipal. Tenho amor pelo que faço, pelo serviço público, por fazer o bem, por zelar e cuidar das pessoas”, contou.

Gisele Rodrigues, de 17 anos, integrante do projeto a pouco mais de um ano ressaltou que para ela, o Dedo Verde é um lugar de aprendizado, que vai alem da ideia de apenas integrar um projeto social. “O Dedo Verde é uma escola. Aprendi tantas coisas boas, a contribuir com o meio ambiente, a valorizar o que temos, as pessoas, a buscar nosso sonhos e ter uma perspectiva de futuro, uma profissão”, disse.

A integrante Kamilly Vitória, de 14 anos, disse que fazer parte do Dedo Verde é a realização de um sonho, e que todo aprendizado adquirido no programa será levado para a vida inteira. “Tenho muito orgulho de participar do Dedo Verde, aqui estou aprendendo a ter o pé no chão e batalhar pelo meu espaço. Não se trata apenas de um projeto social, mas da construção do nosso caráter, do que queremos para o nosso futuro”, disse.

A Secretária Municipal de Gestão Social, Simone Queiroz, destacou que Programa Dedo Verde faz parte da história e da transformação de Boa Vista. “Foi no início desse projeto que lá atrás em 1992 a prefeita Teresa deu início ao trabalho de trazer o verde para Boa Vista e ter uma cidade linda e florada. Esses adolescentes são os protagonistas desses 25 anos de sucesso do programa. Gratidão é a minha palavra à prefeita Teresa Surita, por desenvolver esse lindo trabalho com esses jovens e, dar a oportunidade de terem uma carreira brilhante”, destacou.

Para a coordenadora do Dedo Verde, Karuliny Maia o programa reflete o compromisso da prefeita Teresa Surita com a garantia dos direitos da criança e do adolescente. “A gestão municipal tem esse cuidado de acompanhar cada um desses jovens com ações focadas na ampliação da rede de proteção, defesa dos direitos, prevenção de risco, fortalecimento de vínculos sociais e familiares e ainda a conservação ambiental, no ingresso da maior idade até a entrada no mercado de trabalho, através de geração de renda e empreendedorismo ambiental”, destacou.

Dedo Verde – Atualmente o programa atende 100 adolescentes entre 14 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social e oferece diversas oficinas: educação ambiental; produção de mudas ornamentais, medicinais e frutíferas; compostagem; hortas urbanas; profissionalizante; teatro; música; psicossocial; saúde; esporte e lazer e dialogando com os pais. Cada integrante recebe uma bolsa de 180 reais, fardamento, vale transporte e lanche.