Home|Notícias| Aumento salarial: Servidores municipais terão reajuste de salários
19/05/2017 16h04
Aumento salarial: Servidores municipais terão reajuste de salários
Foto: Vitória Barreto - Reajuste salarial
A Prefeitura de Boa Vista vai conceder reajuste salarial aos servidores efetivos e comissionados do município, tanto da administração direta quanto da indireta.  O anúncio do aumento foi dado na manhã de sexta-feira, 19, pela prefeita Teresa Surita no auditório do Palácio 9 de Julho.

O reajuste aos servidores será de 5%, oriundos de recursos próprios do município e sobre a inflação projetada no país, que é de 4,5%. Atualmente, o município conta com 6.001 servidores estatutários, com aumento de 56% no quadro funcional em relação ao ano de 2013. Ou seja, 2.161 novos servidores com estabilidade.

A prefeita Teresa Surita afirmou que este reajuste é fruto de um rigoroso planejamento, driblando as dificuldades resultantes da crise financeira. Além disso, esta é uma ação que visa principalmente uma melhor qualidade de vida para o servidor municipal.

“Nós sempre deixamos claro que o nosso compromisso com os cidadãos não é um faz de conta, mas uma política séria, eficiente e fruto de nossa preocupação diária. Não é uma tarefa simples, pois vivemos um período de instabilidade econômica no país. Mas nós, com grande esforço, estamos conseguindo superar essas dificuldades e garantir uma condição melhor e maior valorização aos nossos servidores”.

Em 2015, a Prefeitura atendeu uma reivindicação antiga dos servidores e implantou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do funcionalismo, aumentando assim o salário base de R$ 318,00 para R$ 1.020. O funcionário público Dieny Portinanni, que trabalha no setor da folha de pagamentos da Prefeitura de Boa Vista, festejou o reajuste.

“Quando soubemos do reajuste, ficamos muito contentes. Nós temos que comemorar, pois isso representa a valorização do servidor. Enquanto em muitas partes do país acontecem demissões, por conta da crise, a Prefeitura de Boa Vista empossa novos servidores, reajusta o salário e outras ações”, disse.

Também foi anunciado reajuste de 20% às funções gratificadas de servidores da área da educação com cargo de direção. Isso contempla diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, monitores pedagógicos e secretários escolares.

Desde 2015, professores da rede municipal recebem a Gratificação de Incentivo ao Docente (GID). O valor deste também será reajustado, passando de R$350 para R$ 500. Todos estes reajustes são recursos provenientes da repatriação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A proposta de reajuste foi encaminhada à Câmara Municipal e a meta é que, se aprovada em tempo hábil, o aumento já seja incorporado ao salário dos servidores já a partir de 01 de junho deste ano, incluindo a 1ª parcela do 13º salário.
Valorização - A Prefeitura de Boa Vista tem se esforçado para garantir aos servidores municipais melhores condições de trabalho, qualificação e capacitação para exercer as suas funções. Os servidores municipais hoje têm acesso ao site da prefeitura para emissão de contracheques, fichas financeiras, funcionais, informes de rendimentos e contribuição previdenciária. O pagamento mensal é programado, podendo até ser antecipado, assim como o pagamento do 13º salário.

Em janeiro de 2015, é lançado o Programa Servidor de Valor, que visa o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, descoberta de talentos, concessão de benefícios, integração e melhor qualidade de vida. Desde então, mais de 300 cursos foram promovidos para os servidores e mais de 50 convênios foram firmados com instituições diversas, clínicas médicas e odontológicas e comércios.