Home|Notícias|Economia: Procon Boa Vista orienta sobre variação de preços de produtos da culinária junina
Boa Vista Junina
13/06/2017 17h25

Na hora da compra, o consumidor também deve atestar as condições de higiene e manuseio dos alimentos.
O mês de junho é temporada de Festas Juninas e também de deliciosos pratos típicos, feitos a base de milho como bolos de fubá, canjica, mugunzá e receitas regionais como a paçoca com banana. O Procon Boa Vista selecionou 34 itens que compõem a cesta da tradicional festa de São João, com intuito de ajudar o consumidor a economizar na hora da compra nesse período festivo.

Participaram da pesquisa os supermercados da rede Novo tempo, Goiana, São Jorge e Bombozão. Dos 34 itens pesquisados, 13 deles tiveram variação nos preços de quase 50%. O milho de pipoca (500 gramas) chega a custar entre R$ 2,79 e R$ 5,89 em empreendimentos distintos. Outro item que chamou atenção na pesquisa foi o côco ralado (50 gramas), encontrado com alta variação de preço entre R$ 2,39 e R$ 7,99, e o leite de côco (500 ml) entre R$ 7,91 e R$ 14,08 de um supermercado a outro. O campeão da alta nos preços foi o leite condensado (395 gramas), encontrado nos supermercados a um custo entre R$ 3,79 e até R$ 8,75.

Para o Procon Boa Vista, a pesquisa constatou diversas opções de produtos e marcas com inúmeras variações de preços na capital. Por isso, o consumidor deve pesquisar antes de adquirir um produto para não ser vítima de preços abusivos. “Neste período de festas juninas, o consumidor sempre encontra uma forma de ganhar um dinheiro extra. No atual momento de crise econômica que nosso país enfrenta, a pesquisa de preços do Procon Boa Vista visa auxiliar as pessoas que buscam pelo melhor preço dos produtos”, disse a Secretária Executiva Sabrina Tricot.

Sabrina reforçou ainda que na hora da compra, o consumidor também deve atestar as condições de higiene e manuseio dos alimentos. “O consumidor deve verificar se os produtos estão adequadamente armazenados ou refrigerados e se estão dentro do prazo de validade. São normas de segurança que devem ser observadas pelo consumidor, para que não leve para casa um produto fora dos padrões de qualidade”, finalizou.