ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias| Prefeita Teresa Surita anuncia reforma completa do Mercado São Francisco
NOTÍCIAS
Infraestrutura
23/06/2017 15h20
Prefeita Teresa Surita anuncia reforma completa do Mercado São Francisco
Maquete do novo marcado de São Francisco
Orçada em R$ 4 milhões, a obra é fruto de convênio com o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, do Governo Federal

 

 

Um dos mercados mais antigos da capital, o Mercado Municipal de São Francisco, em breve estará de cara nova, numa estrutura mais moderna e padronizada, nível de primeiro mundo. Em solenidade nesta sexta-feira, 23, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, anunciou os detalhes do projeto e assinou o contrato para o início da reforma que deverá durar em torno de 10 meses. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho.

Orçada em R$ 4 milhões, a obra é fruto de um convênio com o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, do Governo Federal. A nova estrutura terá: 10 frutarias; 5 boxes destinados a serviços; um boxe para açougue; um para venda de peixes e frutos do mar; um para a venda de polpa de frutas; 8 armazéns para a venda de grãos e outros produtos. O novo mercado terá ainda duas praças de alimentação, sendo uma interna para 9 restaurantes e outra externa, para 6 cafés.

No pacote, está incluída também a construção da administração do mercado; banheiro feminino e masculino; fraldário; depósitos. Os corredores terão amplo espaço com circulação com 4,50 m de largura. Todo o mercado terá acessibilidade. Será feita ainda a substituição de todo telhado, piso e instalações elétricas. O prédio contará ainda com um segundo piso, 1º andar, que será uma área de abastecimento de alimentação.

Em discurso, a prefeita disse que a obra do mercado era um sonho que agora poderá ser concretizado. “Realmente faremos uma transformação no mercado. Por ser um lugar tradicional da cidade, a intenção é transformá-lo em um atrativo turístico. Todos os feirantes vão retornar para uma situação muito melhor. Esta será uma obra dentro dos critérios atuais de acessibilidade, iluminação, ventilação, banheiros, higiene dos restaurantes”, ressaltou.

O Senador Romero Jucá é um dos grandes parceiros da prefeitura em mais esta obra. “O mercado é um ponto histórico e um dos mais antigos da capital. Em administrações anteriores, a prefeita já havia recuperado, agora a obra terá uma dimensão ainda maior com a reconstrução, ou seja, ele será construído numa estrutura mais moderna para dar melhor condição aos feirantes, e para atender melhor a população e se tornar um atrativo turístico”, destacou o Senador.  

As feirantes Claudinice Martins, 55anos, e Vanda Mendes, 64, ficaram encantadas com a estrutura apresentada. “Essa reforma será uma melhoria para o município, para os vendedores e frequentadores. Vamos voltar para um lugar novo, bonito, mais amplo. Com certeza, o mercado será ainda mais frequentado que antes”, ressaltou Claudinice.

Já a feirante Vanda Mendes está no mercado desde a fundação, há 38 anos. Para ela, vai valer a pena esperar. “Vou ficar tranquila esperando a conclusão da reforma porque sei que ficará maravilhoso. Com a obra, a prefeitura demonstra preocupação com o nosso bem-estar e de toda a população que frequenta”, destacou.

A reforma do Mercado São Francisco tem por objetivo dar mais conforto e acessibilidade aos comerciantes e clientes, e fomentar a economia e geração de renda no município. O mercado conta com 41 feirantes, que trabalham com a venda de frutas, verduras, carnes, farinhas, frutos do mar, a maioria produzida por produtores locais. Além disso, conta com serviços de artesãos, costureiras, sapateiros e chaveiros.

Os feirantes foram realocados para outros locais, alguns no Mercado Romeu Caldas, no Buritis, Praça das Águas e Mané Garrincha. Outros optaram por um espaço privado até o fim da reforma. É importante reforçar que os permissionários devem estar dentro das exigências que foram definidas para o novo Mercado São Francisco. Sendo que os boxes devem se adequar às normas legais de acessibilidade e sanitárias, além de espaço de circulação.

O Mercado Municipal de São Francisco, mais conhecido como Feira do São Francisco, existe há 38 anos. O projeto foi criado em março de 1967, pelo então prefeito da cidade, Antonio Maciel da Silveira, mas só foi concretizado em 1979, 12 anos mais tarde.


FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil