Home|Notícias| Prefeita Teresa Surita anuncia reforma completa do Mercado São Francisco
23/06/2017 15h20
Prefeita Teresa Surita anuncia reforma completa do Mercado São Francisco
Maquete do novo marcado de São Francisco
Orçada em R$ 4 milhões, a obra é fruto de convênio com o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, do Governo Federal

Um dos mercados mais antigos da capital, o Mercado Municipal de São Francisco, em breve estará de cara nova, numa estrutura mais moderna e padronizada, nível de primeiro mundo. Em solenidade nesta sexta-feira, 23, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, anunciou os detalhes do projeto e assinou o contrato para o início da reforma que deverá durar em torno de 10 meses. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho.

Orçada em R$ 4 milhões, a obra é fruto de um convênio com o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, do Governo Federal. A nova estrutura terá: 10 frutarias; 5 boxes destinados a serviços; um boxe para açougue; um para venda de peixes e frutos do mar; um para a venda de polpa de frutas; 8 armazéns para a venda de grãos e outros produtos. O novo mercado terá ainda duas praças de alimentação, sendo uma interna para 9 restaurantes e outra externa, para 6 cafés.

No pacote, está incluída também a construção da administração do mercado; banheiro feminino e masculino; fraldário; depósitos. Os corredores terão amplo espaço com circulação com 4,50 m de largura. Todo o mercado terá acessibilidade. Será feita ainda a substituição de todo telhado, piso e instalações elétricas. O prédio contará ainda com um segundo piso, 1º andar, que será uma área de abastecimento de alimentação.

Em discurso, a prefeita disse que a obra do mercado era um sonho que agora poderá ser concretizado. “Realmente faremos uma transformação no mercado. Por ser um lugar tradicional da cidade, a intenção é transformá-lo em um atrativo turístico. Todos os feirantes vão retornar para uma situação muito melhor. Esta será uma obra dentro dos critérios atuais de acessibilidade, iluminação, ventilação, banheiros, higiene dos restaurantes”, ressaltou.

O Senador Romero Jucá é um dos grandes parceiros da prefeitura em mais esta obra. “O mercado é um ponto histórico e um dos mais antigos da capital. Em administrações anteriores, a prefeita já havia recuperado, agora a obra terá uma dimensão ainda maior com a reconstrução, ou seja, ele será construído numa estrutura mais moderna para dar melhor condição aos feirantes, e para atender melhor a população e se tornar um atrativo turístico”, destacou o Senador.

As feirantes Claudinice Martins, 55anos, e Vanda Mendes, 64, ficaram encantadas com a estrutura apresentada. “Essa reforma será uma melhoria para o município, para os vendedores e frequentadores. Vamos voltar para um lugar novo, bonito, mais amplo. Com certeza, o mercado será ainda mais frequentado que antes”, ressaltou Claudinice.

Já a feirante Vanda Mendes está no mercado desde a fundação, há 38 anos. Para ela, vai valer a pena esperar. “Vou ficar tranquila esperando a conclusão da reforma porque sei que ficará maravilhoso. Com a obra, a prefeitura demonstra preocupação com o nosso bem-estar e de toda a população que frequenta”, destacou.

A reforma do Mercado São Francisco tem por objetivo dar mais conforto e acessibilidade aos comerciantes e clientes, e fomentar a economia e geração de renda no município. O mercado conta com 41 feirantes, que trabalham com a venda de frutas, verduras, carnes, farinhas, frutos do mar, a maioria produzida por produtores locais. Além disso, conta com serviços de artesãos, costureiras, sapateiros e chaveiros.

Os feirantes foram realocados para outros locais, alguns no Mercado Romeu Caldas, no Buritis, Praça das Águas e Mané Garrincha. Outros optaram por um espaço privado até o fim da reforma. É importante reforçar que os permissionários devem estar dentro das exigências que foram definidas para o novo Mercado São Francisco. Sendo que os boxes devem se adequar às normas legais de acessibilidade e sanitárias, além de espaço de circulação.

O Mercado Municipal de São Francisco, mais conhecido como Feira do São Francisco, existe há 38 anos. O projeto foi criado em março de 1967, pelo então prefeito da cidade, Antonio Maciel da Silveira, mas só foi concretizado em 1979, 12 anos mais tarde.