Home|Notícias|João Alencar: avenida se tornou cartão-postal de Boa Vista após transformação
07/02/2020 16h12
João Alencar: avenida se tornou cartão-postal de Boa Vista após transformação

Jornalista: Edson Ribeiro

A avenida João Alencar, localizada na divisa dos bairros Cauamé e Aeroporto, entrada da cidade pela BR-174. Norte, é uma das mais movimentadas e também mais bonitas da capital. A transformação da via ocorreu há seis anos, quando foi completamente revitalizada, ampliada e modernizada pela Prefeitura de Boa Vista. Deste então, é considerada um dos cartões-postais da cidade.

Com 1.600 metros de comprimento, entre a rotatória do bairro Caranã até a entrada da Base Aérea de Boa Vista, a João Alencar dá acesso a um dos dois shoppings da capital, a cidades do interior do estado, além de ser a principal via urbana de saída para pontos turísticos de Roraima.

Antes, só existia uma via principal, sem acostamento e mal iluminada, hoje está ampliada, passando de sete para mais de 12 metros de largura. Vias auxiliares laterais foram implantadas para escoar o trânsito e facilitar o acesso dos moradores aos bairros da região. A avenida também ganhou canteiros centrais e o Monumento Avião Xavante, instalado em uma das rotatórias da avenida em homenagem à Base Aérea de Boa Vista

Hoje, a João Alencar possui iluminação de Led, mais moderna e com mais qualidade, e está toda sinalizada com placas de trânsito e faixas de pedestre. O comerciante Elisvan Lopes, que mora e trabalha na avenida João Alencar há 13 anos, destaca as melhorias trazidas pelas mudanças.

Elisvan Lopes – comerciante

“Vi que a avenida melhorou depois das obras, e pelo fato de ser uma via que dá acesso à entrada de Boa Vista, ficou muito boa. Também foram construídas as duas vias [laterais] que dão acesso à via principal, o que diminuiu os acidentes, além da iluminação pública que melhorou e ficou muito mais bela. Para nós, que somos comerciantes, deu um visual melhor para as nossas empresas e passamos a trabalhar com um fluxo maior de pessoas”, observou Elisvan.

Já o autônomo Edilson Francisco, que mora a quase 15 anos no bairro Cauamé, a avenida João Alencar foi toda transformada. “De todas as formas que você pensar, a via se transformou para uma avenida maravilhosa, bem iluminada, arborizada e toda bacana” disse.