Home|Notícias| Terminal Luiz Canuto se tornou referência para o transporte coletivo de Boa Vista
07/02/2020 16h09

Jornalista: Caíque Silva

O que antes era conhecido como mini terminal, após obras de reconstrução e modernização feitas pela Prefeitura de Boa Vista, ganhou porte de Terminal Luiz Canuto Chaves. Hoje ponto de referência na cidade para o transporte coletivo, local de embarque e desembarque de passageiros no Centro Cívico onde estão as principais instituições públicas de Roraima.

Até março de 2018, no local havia apenas uma cobertura antiga, quiosques depredados e fechados, bancos sem nenhum tipo de segurança e a maior parte da sombra era proporcionada pelas árvores. Hoje, o novo terminal é climatizado, com lojas, equipamentos públicos, restaurantes, segurança, conforto, e, como Boa Vista é a capital da primeira infância, também ganhou espaço kids, específico para crianças que estão aguardando o transporte com os pais.

Para a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, todos os investimentos em mobilidade são feitos para quem mais precisa. “Temos trabalhado muito desde 2013 para melhorar toda a questão do transporte público, com a construção do terminal, centenas de abrigos simples e climatizados, melhoramos a frota de ônibus, estamos com 100% da frota com acessibilidade, vários ônibus com ar condicionado e biarticulados, capazes de carregar mais passageiros com mais conforto e segurança”, disse.

A reforma e ampliação do Terminal Luiz Canuto Chaves fez parte das obras de mobilidade urbana de Boa Vista, que contemplaram ainda a construção de 40 km de ciclovias, calçadas, pontes, ligações viárias e abrigos de ônibus simples e climatizados, um projeto da Prefeitura de Boa Vista para mudar a realidade dos usuários do transporte coletivo da cidade.

Cerca de 20 linhas de ônibus passam pelo terminal, sendo ponto de distribuição de passageiros para quase todos os bairros de Boa Vista. As rotas estão expostas na sala de embarque para orientar o passageiro. Em uma das laterais é feito o embarque e desembarque do táxi-lotação. O local fica aberto das 5h30 à meia noite e representa um avanço para a mobilidade urbana da capital.

A sustentabilidade também está presente no terminal Luiz Canuto Chaves. A miniusina de geração de energia solar, novidade que está chegando a vários prédios públicos de Boa Vista, tem capacidade para gerar até 100kw no horário pico e atender até 50% da energia necessária para o funcionamento do terminal. Além de cuidar do meio ambiente, gera economia aos cofres públicos.