Segurança

Alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal participam de treinamento prático na água

Defesa Civil Municipal e Grupo de Proteção Ambiental repassaram instruções aos alunos

Por Jéssica Sampaio

16/10/2021

Com o objetivo de conhecer mais sobre salvamento e patrulhamento aquático, os alunos que fazem parte do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM), participaram nesta sexta-feira, 15, de uma aula prática no lago do Parque Aquático Eco Park, localizado há 35 km de Boa Vista. A turma aprendeu sobre o manuseio de moto aquática, quadriciclo e as embarcações que fazem parte da GCM.

De acordo com o inspetor e coordenador do curso, Amarildo Gomes, a aula prática faz parte de mais uma etapa da formação. “Eles estão conhecendo alguns equipamentos da Guarda Civil Municipal que fazem parte das nossas atribuições no salvamento e patrulhamento”, destacou.

A aula prática também contou com o apoio dos instrutores da Defesa Civil Municipal e Grupo de Proteção Ambiental (GPA) que apresentaram aos alunos como são feitas as abordagens nas ações ambientais e de salvamento.

Conforme a diretora da Defesa Civil, Flávia Cantanhede, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a rotina de serviço dos grupamentos. “Hoje estamos tendo a oportunidade de transmitir aos alunos o conhecimento acerca dessas atividades, como as ações de salvamento aquático, realizados principalmente nos balneários”, disse.

Os alunos também aprenderam sobre a mecânica de cada equipamento. “Ensinamos a respeito do equipamento moto aquática,  sobre a condução dos quadriciclos e sobre a condução da embarcação com motor de poupa, abordando a mecânica, parte básica desses equipamentos e do manuseio numa situação prática”, pontuou Flávia.

O curso – Atualmente 38 alunos fazem parte do Curso de Formação Profissional para Guardas Civis Municipais (CFPGCM). Com a carga horária de 700 horas, as aulas seguem até o mês de dezembro.

Entre os alunos que fazem parte da turma está Murilo Júnior. Ele destaca a importância das instruções teóricas e práticas. “O curso tá sendo ministrado de maneira excelente, com muito profissionalismo por parte da coordenação. Os alunos estão conseguindo absorver bem as instruções e, uma instrução prática é muito interessante para a gente vivenciar mesmo o que a gente vê em sala de aula”, disse.

Sobre o conhecimento adquirido acerca dos equipamentos, Murilo ressalta que as informações são essenciais para serem aplicados no dia a dia. “Tudo isso aqui é uma novidade, acredito que para todo mundo. Ninguém nunca tinha tido o contato com embarcação, moto aquática, quadriciclo e está sendo muito proveitoso ter um pouco mais de conhecimento sobre e, as funções que esses veículos são empregados é bem interessante”, reforçou.

Fotos: Katarine Almeida - https://bit.ly/3AHSkI4