Saúde

Prestação de Contas - Investimentos e avanços na saúde de Boa Vista são apresentados na Câmara Municipal

O balanço de ações foi apresentado pelo secretário, Cláudio Galvão e equipe técnica da secretaria

Por SEMUC

21/10/2021 - Última atualização 21/10/2021

Durante audiência pública na Câmara Municipal de Boa Vista desta quinta-feira, 21, o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão apresentou o balanço de ações do segundo quadrimestre de 2021 (maio/agosto). 

Na apresentação, o secretário detalhou os investimentos públicos voltados à saúde na capital com dados, fotos e informações relevantes sobre as atividades executadas neste período do ano.

“A saúde sempre foi um desafio, em qualquer capital brasileira, temos procurado superar esses desafios da melhor forma possível, seja no Hospital da Criança, UBS´s e demais unidades da rede. Estamos trabalhando diariamente para tentar minimizar os impactos da pandemia e voltar a normalidade”, explicou Cláudio.

Neste período ainda de pandemia, a secretaria entregou em maio a nova unidade básica de saúde que atende casos exclusivos da Covid-19, Sílvio Botelho, no bairro dos Estados. A estrutura antiga foi demolida e construído novo prédio, mais moderno e confortável para melhor atender a população. Também foi entregue a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital da Criança Santo Antônio, finalizando assim as obras de reforma da unidade hospitalar.

Foi realizado em agosto junto a outras secretarias e instituições parceiras um grande mutirão de vacinação contra a covid-19, a Virada da Vacina, em dois espaços, Praça Centro Cívico e Germano Sampaio, no Pintolândia. Quase 10 mil doses foram aplicadas na ação.

A vacinação contra a covid-19 foi reforçada neste período tanto em pontos fixos, itinerantes, como em escolas, feiras livres e também em 14 UBS´s. Neste período as equipes de imunização também vacinaram a população da área rural de Boa Vista, Bom Intento, Truaru, PA Nova Amazônia e Passarão.

O secretário reforçou nesse momento a importância da população se vacinar. “É importante que todos voltem para tomar a segunda dose e também quem ainda não tomou nenhuma dose. Ainda estamos em pandemia e a vacina é uma forma de amenizar os impactos dessa infecção. Faço aqui um apelo a todos os vereadores e seus pares para que nos ajudem a reforçar a vacinação em seus grupos”, enfatizou.

Novos Profissionais – Um dos destaques da apresentação foi a convocação e contratação de novos profissionais de saúde, tanto do concurso público de 2019 como de processos três seletivos realizados.

O secretário destacou que mesmo com a execução de processos seletivos e convocação do último concurso, o município ainda sofre com déficit de médicos e especialistas na rede. “Esse tem sido um dos maiores entraves da gestão, apesar de todos os esforços em contratar” disse.

Destaques dos vereadores:

Vereador Dr. Ilderson Pereira da Silva (PTB) – “Agradecemos e parabenizamos a disponibilidade do secretário e equipe de esclarecerem as dúvidas aqui apresentadas, parabéns ao secretário Cláudio há mais de seis anos na gestão, sempre disposto e empenhado em proporcionar uma saúde de qualidade a nossa população”.

Vereador Júlio Cézar Medeiros (DC) – “Sem dúvida, a saúde é um dos maiores desafios e acreditamos que o prefeito e a sua equipe tem se empenhado para sanar os problemas e dificuldades. Quando avalio hoje as condições da saúde municipal de 2013 pra cá, vejo como avançou e muito, mesmo tendo ainda o que melhorar. Podem contar com a parceria dessa casa legislativa para avançarem ainda mais”.

Vereador Gabriel Mota (Republicanos) - “Sou fã do trabalho da saúde, apesar de não ser base da gestão do prefeito, todas as demandas que eu solicito tenho atendido, quero agradecer que uma criança inclusive do interior do estado que fez cirurgia aqui e foi muito bem atendida, parabéns a gestão”.

Vereadora Tuti Lopes (PL) -“Quero parabenizar a gestão do secretário Cláudio e agradecer a receptividade todas as vezes que procuramos a saúde no atendimento as demandas da população. Parabenizar também a dinâmica da secretaria na gestão da vacinação contra a Covid-19 e a prefeitura como um todo pela parceria com os estabelecimentos comerciais com publico dos bares e restaurantes na comprovação da primeira dose pelo menos da vacina”.

 

Fotos: Katarine Almeida https://bit.ly/3vwyXkl