Educação

100 dias - Na educação, a prefeitura deu continuidade ao ano letivo 2020, lançou o Aprendendo em Casa na TV e reforçou o apoio aos alunos das áreas rurais

Em tempos de pandemia, o município encarou o desafio de fortalecer o ensino à distância para a conclusão do Ano Letivo 2020

Por Ceiça Chaves

13/04/2021 - Última atualização 14/04/2021

No último sábado, 10, o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique celebrou seus primeiros 100 dias à frente da prefeitura da capital, uma gestão que vem dando continuidade ao trabalho da ex-prefeita Teresa Surita e ampliando serviços e benefícios onde precisa chegar. Uma das áreas que vem recebendo atenção especial é a Educação. Isso porque a rede precisou retomar as aulas do Ano Letivo 2020, em tempos de pandemia.

E assim ocorreu. No dia 8 de fevereiro, todos os 44 mil alunos da rede retomaram as aulas, não presenciais, que já se encerram nesta sexta-feira, 16. Uma fase de grandes desafios e inovações para toda a comunidade escolar. Em casa, professores, alunos e suas famílias interagem e auxiliam no processo de aprendizagem das crianças. Para reforçar, a prefeitura levou as aulas da alfabetização (1º e 2º Ano) para a TV aberta, com o Aprendendo em Casa na TV, na Rede Cidade, 28.1.

“Todas as escolas do município se prepararam para o retorno das aulas não presenciais. Damos todo o suporte aos alunos das áreas rurais. Lançamos o Aprendendo em Casa na TV. Então hoje o nosso projeto de educação remota consegue alcançar as crianças dentro de todo o município de Boa Vista, seja pela internet, pela TV, através de apostilas e dos livros didáticos”, declarou o prefeito.

Os estudantes das áreas rurais e indígenas, em especial os que não tem acesso à internet, recebem todo o apoio necessário da Secretaria Municipal de Educação. Quase 800 alunos destas regiões recebem em casa os blocos pedagógicos impressos, ganharam também kits escolares para ajudar nas atividades. Na semana passada a prefeitura também deu início a entrega de aproximadamente 1.400 kits da alimentação escolar para as famílias destes alunos que hoje dão assistência ao ensino remoto.    

Para auxiliar os docentes nesta nova rotina de aulas remotas, a plataforma Educa Digital é a ferramenta disponibilizada pela prefeitura para atividades de formação, treinamentos, apresentação de ferramentas tecnológicas e produção de conteúdo em ambiente online. Mais de 1.200 professores recebem o suporte de forma didática e prática.

FOTOS:

Ano Letivo 2020 - http://bit.ly/3thl7Ah  

Aprendendo em Casa na TV https://bit.ly/3g6pBpU

Educa Digital - http://bit.ly/3deDIaO 

Áreas rurais e indígenas -  http://bit.ly/3dg2l70   http://bit.ly/2PWQGkw