Cernutri recebe doação de computadores da Unicef e da AVSIBRASIL

Equipamentos vão reforçar ações e atendimentos a crianças em Boa Vista

21/04/2021 - Última atualização 22/04/2021

A parceria entre a Prefeitura de Boa Vista e instituições de renome para ajudar melhorar ainda mais o atendimento à população ganhou mais reforço nesta terça-feira, 20, com a doação de 10 computadores para o Centro de Recuperação Nutricional Infantil (Cernutri) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSIBRASIL).

O secretário municipal adjunto de Saúde, Renato Maciel agradeceu a parceria e disse que os equipamentos vão reforçar as ações do centro. “Só temos a agradecer as duas instituições por essa doação e pela parceria com o Cernutri. É muito bom poder contar, pois nada se constrói sozinho. Por mais recursos e boa vontade que tenhamos, a parceria sempre é necessária para reforçar e oferecer um melhor serviço à população”.

A chefe de escritório do Unicef em Roraima, Marcela Ulhoa, destacou a importância do centro no atendimento as crianças e adolescentes. “O Cernutri é um parceiro muito importante às crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento nutricional mais especializado. E a doação desses computadores vai auxiliar na informatização do centro, com um sistema integrado com as unidades básicas. Esse foi um dos pontos que vimos que poderíamos auxiliar, pois o atendimento aqui já é de excelência. Os profissionais são super engajados. Esse é o nosso gesto de agradecimento”.

A nutricionista e coordenadora da AVSIBRASIL, Cinthia Lima, também destacou a importância da parceria. “Esse é um momento muito importante de fortalecer esses laços. Estamos começando a parceria com um projeto piloto de nutrição e alimentação saudável para sensibilizar os cuidadores de crianças de 0 a 24 meses, pois é nesse período que as crianças desenvolvem o hábito alimentar e evitem doenças crônicas não transmissíveis. E estamos ajudando o centro com a doação desses computadores para ajudar em todo o processo, agradecemos a oportunidade”.

Atendimentos – Hoje são atendidas no Cernutri cerca de 30 crianças por mês dos abrigos de estrangeiros, onde as duas instituições atuam. Os primeiros atendimentos acontecem através dos nutricionistas que trabalham nos abrigos e, quando é preciso, as crianças que necessitam de um atendimento especializado são encaminhadas ao centro para tratamento, com consultas regulares e abordagem multiprofissional, que inclui psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, e outros.