Direitos do consumidor

Serviços de telefonia e assuntos financeiros lideram ranking de denúncias no Procon Boa Vista

De janeiro a junho deste ano, o órgão fez mais de mil atendimentos remotos

Por Marco Aurélio Santos

22/06/2021 - Última atualização 22/06/2021

A pandemia provocou alterações e prejuízos nos mais diversos setores da economia. O Procon Boa Vista teve que buscar alternativas e se adaptar ao novo normal. Uma das principais mudanças foi a suspensão do atendimento presencial. Só este ano, de janeiro a junho, o órgão fez cerca de 1.000 atendimentos e a maioria das reclamações se concentra nos setores de telefonia fixa/móvel, assuntos financeiros e serviços públicos.

Diante na nova realidade, as denúncias e reclamações passaram a ser feitas de forma remota, por e-mail, pelo portal cidadão e, ainda, por telefone. A conciliação entre as partes está sendo feita por envio de propostas de acordo. Se não for aceito pela empresa, a demanda segue para o Judiciário.

"As demandas são recepcionadas pelos técnicos do PROCON BOA VISTA para análise, que avaliam a documentação para certificação de dados e fundamentação da reclamação. É importante demonstrar que, de fato, houve a lesão para que o fornecedor responda pelo ocorrido, corrija o problema, substitua o produto ou ajuste o serviço anunciado", comentou a secretária executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot.

A secretária reforça que o consumidor deve ficar atento e verificar se, no primeiro contato, os documentos enviados estão nítidos, legíveis e se contém todos os dados solicitados pelo setor de atendimento do Procon como: Nome completo, telefone, endereço completo com CEP, nota fiscal, comprovantes, protocolos, prints de conversas e breve relato dos fatos.

"Todo esse cuidado é para facilitar o registro e o acompanhamento da reclamação/denúncia ou pedido de orientação ou informação. Se o reclamante for idoso, o orientamos que o mesmo, nos casos em que houver necessidade, tenha auxílio de um familiar ou responsável, para agilizar o procedimento", disse Sabrina Tricot.

As dúvidas dos consumidores são sanadas por telefone e e-mail. Durante a ligação, o consumidor é orientado sobre o procedimento adequado para a sua reclamação, como envio de documentos, prazos e protocolos de acompanhamento.

“Nos casos das denúncias, se os fiscais do Órgão detectarem irregularidades, a empresa denunciada poderá receber auto de constatação, infração, notificação, instauração de processo administrativo ou interdição do estabelecimento e/ou aplicação de multa", comentou.

Resolução – O Procon Boa Vista trabalha para manter o índice de resolutividade superior a 90%, alcançado ao longo dos anos, mesmo com os novos desafios da pandemia, tendo que se ajustar para seguir o novo normal de algumas empresas, que desativaram seus “atendimentos rápidos” (por telefone) e optaram por operar apenas com as notificações eletrônicas.

A suspensão do atendimento presencial trouxe maior dificuldade, principalmente, para os consumidores que não tem familiaridade com ferramentas eletrônicas. E, devido à pandemia e aos riscos de contaminação, o distanciamento social tornou-se medida necessária para evitar aglomeração e a transmissão do novo coronavírus.

O Procon Boa Vista também tem recebido inúmeros relatos de golpes e crimes por meio da internet. O Órgão esclarece que este tipo de ocorrência não é de competência dos Procons. As eventuais vítimas são orientadas a procurar a delegacia mais próxima para registro dos fatos e adoção das providências necessárias.

O consumidor que necessitar obter mais informações poderá, ainda, solicitá-las por e-mail procon@boavista.gov.rr.br ou pelos telefones: (95) 98400-4997, (95) 98400-5720, (95) 98400-3101 e (95) 98400-4627 ou pelo portalcidadao.prefeitura.boavista.br na aba PROCON. O atendimento por telefone ocorre em horário especial, no período de 8h às 14h.