Educação

Aqui se aprende, brincando! - Na Capital da Primeira Infância até as escolas são verdadeiros parques de diversões

Com parquinhos infantis, playgrounds com piso emborrachado e cantinhos lúdicos, as escolas municipais fazem a alegria da criançada

Por Ceiça Chaves

17/09/2021 - Última atualização 17/09/2021

Projetar Boa Vista para os pequenos foi uma das grandes ações da prefeitura nos últimos anos, trabalho que fez o município receber o título de Capital da Primeira Infância. Parte desta transformação aconteceu nos equipamentos públicos. As escolas são exemplos disso, ganharam espaços cada vez mais lúdicos com parquinhos infantis, playgrounds e cantinhos especiais que fazem a alegria da criançada.

As casas mães e proinfâncias são verdadeiros parques de diversões. Têm escorregadores, casinhas, gangorras, teatro de fantoches, túneis lúdicos, cercadinhos, brinquedos gira pato e diversos outros. Além disso, foram implantados playgrounds com piso emborrachado em 52 escolas municipais, semelhante aos encontrados em diversas praças da cidade.

Além da diversão que estes brinquedos proporcionam, os benefícios às crianças são diversos. Brincar com intencionalidade ajuda na coordenação motora, autoconfiança, melhora os vínculos sociais e emocionais, a criatividade e promove uma interação positiva entre os alunos no ambiente escolar.

“Ter esses espaços nas escolas é de suma importância, porque esses momentos incentivam e estimulam a crianças a usar o brincar para se desenvolver. Essas habilidades são essenciais para essa faixa etária”, disse a gestora das Casas Mãe do Núcleo Pintolândia, Línua Nascimento.

Aprender brincando faz parte das propostas do Currículo da Educação Infantil, implantado em 2019 ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e que vem norteando o ensino nas creches e pré-escolas da rede municipal. Foi uma verdadeira transformação que essas escolas passaram para fazer dos estudos um momento prazeroso e divertido.

Fazer parte de uma rede de ensino que coloca a criança como prioridade é uma honra para a coordenadora pedagógica Débora Vilhamor, da Escola Municipal Pedro Ferreira. Ela conta que se surpreendeu quando, há dois anos, veio de outro estado trabalhar nas escolas do município e se encantou de cara com a estrutura das unidades, o ensino estruturado e as propostas do currículo municipal.

“Aqui em Boa Vista a gente percebe essa preocupação da gestão com as crianças. O município está de parabéns nessa base que é a educação infantil. Nos dá toda a assistência, para que a criança chegue no Ensino Fundamental com todos os desenvolvimentos integrais. O município tem uma proposta curricular impecável, é um trabalho completo, que trabalha desde 2 aos 5 anos de idade”, disse.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsmWFC77a (Katarine Almeida)

https://flic.kr/s/aHsmWF6N5v (Giovane Oliveira)