Boas Práticas nas UBS de Boa Vista são apresentadas em seminário

O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e instituições parceiras

Por SEMUC

24/09/2021 - Última atualização 24/09/2021

Um encontro marcado por compartilhamentos de experiências exitosas já em prática nas unidades básicas da rede municipal de saúde. Assim foi o Seminário de Boas Práticas, um diálogo de construção de saúde e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23, no auditório do CCTI.

Com o tema “Nós valorizamos Inovação, Evidências e Inclusão na Atenção Primária à Saúde” o objetivo foi de compartilhar e dar visibilidade às experiências exitosas desenvolvidas nas unidades do município.

O evento reuniu gestores, profissionais de saúde e instituições parceiras, como o Unicef. O secretário municipal de saúde Cláudio Galvão destacou os desafios da migração no sistema de saúde de Boa Vista, uma das práticas apresentadas no seminário.

“A migração trouxe dificuldades e muitos desafios psra rede municipal de saúde, mais também trouxe oportunidades. A aproximação com o Unicef veio em bom momento. Essa parceria fortalece ainda mais o trabalho desenvolvido em prol do profissional e também do usuário. Esse encontro vem fortalecer ainda mais essas praticas já existentes para que possamos ampliar para as demais unidades que ainda não estão desenvolvendo”.

No decorrer da tarde foram apresentadas nove experiências exitosas já em prática em algumas unidades básicas da rede, entre elas as melhorias na alimentação, prevenção de doenças crônicas; consulta de enfermagem ginecológica e acolhimento qualificado de pessoas em situação de vulnerabilidade nos serviços de saúde.

“Esse é um momento especial, pois vem fortalecer as nossas ações nas unidades, com inovação, principalmente na questão da migração, inclusão da população migrante, Boa Vista vem cumprindo o seu papel que é garantir o acesso de forma igualitária a essas pessoas. Por meio da parceria com o Unicef, com a inclusão do profissional nutricionista, com avaliação e matriciamento das áreas de abrangência”.

Somente em 2017, primeiro ano da migração, foram mais de 37 mil atendimentos com consultas. E de janeiro a agosto deste ano, já somam mais de 60 mil.

A oficial de saúde e nutrição do Unicef, Daiana Pena explica que a parceria com a prefeitura começou desde agosto do ano passado, para reforçar os atendimentos nas unidades básicas.

“A ideia foi trazer boas práticas, que foram apresentadas aqui e o resultado é poder disseminar essas praticas para que outros estados e municípios se inspirem nas praticas que Boa Vista tem feito muito bem”.

A diretora da UBS Vanderly Nascimento de Souza, do 13 de setembro, Sheila Albuquerque apresentou a experiência de inclusão de refugiados e migrantes venezuelanos nos serviços de saúde.

“Com o avanço da migração, os desafios foram muitos, mas as parcerias das Ongs nos ajudaram muito, em diversas situações. A gente aprendeu muito a fortalecer o acolhimento humanizado. É importante destacar que nós atendemos com igualdade a todos, independente de sua nacionalidade, o acesso é garantido de forma igualitária e é isso que as unidades vêm fazendo”.

Foto: Fernando Teixeira – https://flic.kr/s/aHsmWKN3Fm