Social

PARQUE DO RIO BRANCO - Maior Selvinha Amazônica da capital une modernidade, tecnologia e se torna uma verdadeira sensação entre a criançada

A estrutura é composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas de bichinhos que representam a fauna e a flora amazônica

Por Marcus Miranda

16/09/2021 - Última atualização 16/09/2021

É fato que o Parque do Rio Branco se tornou um dos principais atrativos turísticos de todo o Estado, unindo sua arquitetura contemporânea à esplendorosa paisagem natural que cerca a região. Por lá, além do famoso Mirante Edileusa Lóz, a Selvinha Amazônica é um espetáculo à parte, trazendo uma atmosfera lúdica e singular.

Com 160 elementos artísticos e esculturas de bichinhos que representam a fauna e a flora amazônica, a selvinha impressiona pela riqueza de detalhes, luzes e sons que reproduzem a natureza

Considerada a ‘maior selvinha da cidade’, o espaço foi inaugurado ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e conta com uma estrutura de quase 7 mil m², composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas de bichinhos que representam a fauna amazônica. Por exemplo: jacaré, cobra, iguana, bancos em formato de tartaruga e tatu, araras, macacos, tamanduá, além de diversos insetos gigantes. A flora também é prestigiada, com folhas, cogumelos, e uma árvore gigante, que encanta principalmente à noite, ficando toda acesa.

A área molhada é a que mais chama atenção, oferecendo refrescância à brincadeira das crianças e segurança, com piso emborrachado

São oito cenários, sendo o de área molhada o que mais chama atenção, não só pelo tamanho (1.776,50 m²), mas por conter 41 brinquedos hidráulicos e 18 chafarizes, trazendo muita refrescância à brincadeira das crianças, tendo em vista o clima quente da região. Toda a estrutura conta com reservatório de água e sistema de filtragem, além de iluminação de LED, sistema de cores (RGB), sonorização que reproduz os sons da floresta e piso emborrachado com dreno.

Os insetos gigantes também garantem uma experiência visual incrível aos visitantes

A Selvinha faz parte dos inúmeros investimentos da Prefeitura de Boa Vista na ‘primeira infância’, que compreende os seis primeiros meses de vida do indivíduo, proporcionando bem-estar, saúde e desenvolvimento de diversas habilidades motoras, sensoriais, além de contribuir para o estreitamento dos laços afetivos com a família. Esse trabalho, que acontece em praticamente todas as áreas da esfera municipal, levou a cidade a receber o título de “Capital da Primeira Infância”.

"Meus filhos amam. Além disso, fico tranquila em relação á segurança", disse Luciana Nascimento, mãe da Sofia e do Caio.

PARA TODA FAMÍLIA - Luciana Nascimento aproveitou a tarde de calor para levar os dois filhos, Sofia (4 anos) e Caio (2 anos) para brincar na Selvinha. “É maravilhoso. Inclusive, trouxe a minha sogra de Manaus para conhecer e ela está simplesmente encantada com a estrutura. Meus filhos amam. Além disso, fico tranquila em relação á segurança. Eles aprendem brincando”, disse.

A pequena Heloísa revelou que fica encantada toda vez que visita a Selvinha Amazônica. “Aqui é muito lindo. Adoro vir pra cá brincar na água”.

Amanda Caetano, mãe da Heloisa, de 4 anos, afirmou que a Selvinha é um dos lugares favoritos da filha. “Ela ama vir pra cá. Às vezes até trago o avô dela e ficam os dois brincando na água, sem querer ir embora. A gente gosta também de vir à noite, quando as luzes se acendem, pois a parte visual impressiona muito”, disse.

REABERTURA - Com o avanço da vacinação contra covid-19 na capital, foi possível reabrir todas as Selvinhas Amazônicas neste último dia 03 de setembro. Porém, a do Parque do Rio Branco é a única com dias e horários de funcionamento específicos – de quarta a domingo, das 15h às 21h.

A entrada é gratuita, basta procurar o portão de acesso, onde é solicitado aos pais e/ou responsáveis aferição de temperatura, uso de máscara e aplicado álcool em gel nas mãos.