Social

SETEMBRO AMARELO - Prevenção ao suicídio é tema central de live promovida por meio do Programa Servidor de Valor

A iniciativa está dentre as diversas ações de conscientização promovidas durante este mês da campanha, que acontece em todo o Brasil

Por Marcus Miranda

24/09/2021

Com o tema “Agir Salva Vidas”, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do “Programa Servidor de Valor” promoveu na tarde desta última quinta-feira, 23, uma live para falar sobre conscientização e, principalmente, prevenção ao suicídio, tendo em vista a Campanha Nacional – Setembro Amarelo.

A live , transmitida por meio do canal do Facebook e Instagram da Prefeitura de Boa Vista, contou com a participação das psicólogas Thayana Aguillera, Cláudia Costa e Darlim Saratt Mezomo, que abordaram o tema através de diversas perspectivas, visando promover uma reflexão sobre esse assunto.

“É um momento para pararmos e refletirmos sobre a nossa vida. Temos que entender que as causas do suicídio são multifatoriais, ou seja, envolvem uma série de questões que devem ser levadas em consideração e analisadas com muita cautela”, disse Darlim.

TRANSTORNOS – Conforme a psicóloga Thayana, os principais transtornos que levam ao suicídio são a ansiedade e a depressão. “Na ansiedade percebemos alguns sinais, como desvalorização, preocupação excessiva com assuntos do dia-a-dia, a pessoa não consegue desfrutar do presente. Já a depressão se caracteriza muito por um desinteresse por coisas que antes o indivíduo gostava de fazer”, disse.

PANDEMIA - De acordo com a psicóloga Cláudia, o isolamento, provocado pela pandemia, gerou diversos impactos sociais, a exemplo da violência doméstica. “Os casos de agressões e abusos aumentaram consideravelmente. Recebemos muitos casos de mulheres que estão sofrendo de ansiedade, depressão e quando identificamos o problema, trata-se de violência doméstica, visto que muitas delas sentem vergonha em buscar ajuda”, explicou.

CUIDADOS NA INFÂNCIA – Cláudia diz ainda que todo esse cuidado deve começar na infância. “Temos muito essa cultura de ‘engole o choro’, dentre outra questões, que na vida adulta desse indivíduo deve impactar negativamente na forma de se relacionar com as pessoas, com as possíveis falhas na vida pessoal e profissional. Então é essencial ter diálogo e construir uma relação de carinho e respeito”, falou.

A programação foi preparada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT), que é responsável por planejar, implantar e gerenciar programas de ações preventivas, ligados a Segurança e Medicina do Trabalho, nos serviços prestados pelos servidores do município.

NAS REDES – No Facebook, Ana Kátia Rodrigues disse: “Esse tema é muito bom”. Edvalda Nogueira Cruz também acompanhou a live, “Tema muito importante em todo o tempo”. No Instagram, Jaquely.lima reconheceu a relevância do tema, “Que trabalho importante aqui em Boa Vista. Parabéns, Prefeitura”