Saúde

Setembro Amarelo - Projeto voltado para servidores municipais proporciona prevenção em saúde mental

A ideia é desenvolver o autoconhecimento por meio de diversas atividades, como oficinas

24/09/2021

Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde contam há quase sete meses com um projeto que tem proporcionado o bem-estar mental e emocional. É promovido pelas equipes da Central de Acolhimento Psicológico (CAPE) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-BV), por meio de oficinas mensais que abordam diversos temas sobre saúde mental e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

De acordo com a coordenadora municipal de saúde mental, Dra. Maria Vauliam, a ideia é desenvolver o autoconhecimento por meio de diversas atividades, dentre elas, oficinas.

“As oficinas são ferramentas de automotivação e auto responsabilização para que possamos ajudar na melhoria dos aspectos emocionais no ambiente de trabalho e isso tem proporcionado aos participantes saúde mental e emocional, além de relações interpessoais saudáveis. Sempre nos colocamos à disposição para orientar e fazer algum atendimento pontual desses profissionais”, disse.

O projeto é voltado para os servidores de todas as unidades básicas de saúde e tem se estendido aos servidores da sede da secretaria por meio de três encontros mensais onde são debatidos.

“A ideia é proporcionar reflexão diante dos comportamentos e assim poder melhorar não somente as relações no ambiente de trabalho, mas também a relação consigo, proporcionando melhor qualidade de vida e uma saúde mental e emocional mais equilibrada”, explica a coordenadora.

Ana Paula Gauger, coordenadora do TFD em Boa Vista participou das oficinas com sua equipe e destaca a importância do projeto.

“A princípio imaginei que seria apenas mais uma palestra motivacional, mas, a oficina foi bem além, pois me tirou do ambiente de trabalho, e apresentou um tema que, com certeza, já tinha ouvido e tinha conhecimento, mas a abordagem realizada trouxe tranquilidade para interagir e refletir sobre a vida, sobre comportamentos, atitudes e várias outras situações do cotidiano que com o tempo deixamos de observar e valorizar”, pontuou.

Foto: Leo Costa – https://bit.ly/3AE51Ep