Cultura

NOVEMBRO AZUL - Ação simultânea em três UBS’s atendeu mais de mil homens em Boa Vista

Na programação teve consultas médicas, palestras, jogos, música e exposições, das 14h às 23h, nas UBS’s Olenka, Mariano de Andrade e Sílvio Botelho

Por Jéssica Costa

26/11/2022 - Última atualização 26/11/2022

Para muitos, a saúde do homem ainda é considerada um tabu. Mas, nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista, este tema é cada vez mais debatido, especialmente neste mês da campanha de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Seguindo com as ações alusivas ao Novembro Azul, nessa sexta-feira, 25, uma  programação simultânea em três UBS’s atendeu 1.158 homens.

As atividades ocorreram nas UBS Olenka (Caimbé), Mariano de Andrade (Caranã) e Sílvio Botelho (Paraviana/Bairro dos Estado). Em parceria, as três unidades prepararam uma programação diferente para todos os homens que passaram pelas unidades das 14h às 23h. Foram realizados diversos serviços para a saúde do homem, como consultas médicas, vacinação, ata para a realização de vasectomia e exame de toque retal.

Além disso teve orientações multidisciplinares com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos. A ação contou ainda com campeonatos de dominó e baralho, mesa de sinuca, aula de zumba, exposição de carros, amostras de aparelhos auditivos e estação de tabagismo e alcoolismo, além de música ao vivo e mecânica.

Nonata Valente, coordenadora da ação, contou que esta foi a primeira vez que algo neste contexto foi realizado. “Nosso objetivo era atender, além das empresas que já eram público-alvo, os clubes que têm um número expressivo de homens como sócios. Pensamos em algo que fugisse da programação tradicional de palestras e incluímos outras atividades. Também contamos com diversas parcerias que disponibilizaram brindes para sorteios”, disse.

OS ATENDIMENTOS

 

As ações aconteceram nessa sexta-feira, 25, em três UBS’s e chegou a atender mais de 1.100 homens

UBS Olenka – Quem procurou por atendimento na UBS que fica no bairro Caimbé, foi recebido com muita música e descontração. Mesa de sinuca e baralho também estavam à disposição para quem quisesse se distrair entre as palestras e os atendimentos médicos. A unidade realizou 864 atendimentos no total.

Os serviços mais procurados foram os atendimentos médicos, odontológicos, de fonoaudiólogos e nutricionista. Muitos também aproveitaram a oportunidade para a realização de testes rápidos e se vacinar contra a Covid-19.

UBS Mariano de Andrade – Quem foi até a UBS do bairro Caranã, além de aprender mais sobre planejamento familiar, melhores escolhas alimentares, saúde íntima, câncer de próstata e câncer de boca, pôde ver de perto o primeiro carro elétrico de Roraima, que estava exposto no local. Durante a noite, a animação ficou por conta da aula de Zumba do professor e servidor da unidade, Tom Coutinho. No total, foram 194 atendimentos.

UBS Sílvio Botelho – Um dos exames mais procurados na unidade do bairro Paraviana foi o de Audiometria, realizado por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. Quem aproveitou a oportunidade para se consultar foi o Júlio Maia, de 36 anos.

“Esse exame é um pouco complicado de achar, até mesmo na rede particular. Quando soube da ação do Novembro Azul e da disponibilidade, vim para cá. Eu acredito que essa ação está sendo muito proveitosa porque é uma oportunidade que os homens têm de aprender, se cuidar e se prevenir. Feliz é aquele que aproveita, pois é uma ação muito boa e que beneficia a cidade inteira”, destacou.

A UBS ofertou ainda os atendimentos de avaliação nutricional, exame de toque retal, testes rápidos, avaliação odontológica, avaliação postural e planejamento familiar. Cerca de 100 homens foram atendidos.

PARCERIA DO BEM

Participação do Roraima 4X4 motivou outros grupos a procurarem uma das unidades de saúde 

O Roraima 4x4 Jipe Clube foi um dos parceiros da ação. De acordo com Elmer Brito, um dos associados, essa foi uma forma interessante de atrair mais homens para participar. “Estamos sempre à disposição para apoiar ações como essa, que incentivam o cuidado com a saúde. É uma forma de atrair pessoas diferentes e motivar outros grupos a fazerem parte também”, destacou. O clube existe desde 2021 e, atualmente, conta com 40 associados.

____________________

FOTOS (Créditos)

Andrezza Mariot - https://bit.ly/3ALt4DH