Educação

FOCO NA ALFABETIZAÇÃO - Alunos do 3º ao 5º Ano passam por avaliação diagnóstica nesta terça-feira, 6

O teste vai avaliar a evolução dos alunos nas habilidades de leitura e escrita

Por Ceiça Chaves

05/12/2022 - Última atualização 05/12/2022

Com o objetivo de fortalecer a alfabetização na rede municipal, a Prefeitura de Boa Vista aplicará, nesta terça-feira, 6, uma avaliação diagnóstica nas escolas. A prova tem como objetivo trazer uma amostragem da evolução das habilidades dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental em escrita e leitura (Língua Portuguesa).

Cerca de 18.100 alunos das escolas urbanas, rurais e indígenas devem fazer o teste. O objetivo é buscar atingir as metas 5 e 9 do Plano Municipal de Educação, que trata da consolidação do processo de alfabetização dos alunos até o 3° Ano.

A proposta da prova é buscar atingir as metas 5 e 9 do Plano Municipal de Educação

Pais ou responsáveis por crianças que estejam nas turmas do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental devem incentivar a participação dos filhos nesta avaliação para que, se necessário, dependendo do desempenho dos alunos, a SMEC possa traçar estratégias para que os alunos alcancem, de fato, o aprendizado.

“Trabalhamos na educação municipal com metas a atingir. E a alfabetização é a principal delas. Os alunos precisam ser alfabetizados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando isso não acontece, precisamos traçar estratégias para que este processo seja, de fato, consolidado. Por isso, a importância desta avaliação, que vamos saber como está o aprendizado destes alunos”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales.