Saúde

Prefeitura assina termo de cooperação técnica com Universidade Fluminense para capacitar servidores municipais

Serão disponibilizadas 30 vagas para mestrado e doutorado; aulas começam em 2023

Por Sandra de Andrade

05/12/2022 - Última atualização 05/12/2022

A Prefeitura de Boa Vista assinou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal Fluminense (UFF), para qualificação de profissionais da saúde municipal, em níveis de mestrado e doutorado. O edital para seleção dos alunos será lançado em fevereiro de 2023 e as aulas começarão no mês seguinte.

Serão disponibilizadas 30 vagas. As linhas de pesquisa foram definidas a partir das necessidades do município. “É uma inovação essa definição, pois em parcerias anteriores, a UFF é quem oferecia as linhas de pesquisa, dentro do que já existia na instituição”, explicou Ana Lúcia Abrahão, coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF.

“A população vai sair ganhando, porque Boa Vista terá uma melhor qualidade de assistência em saúde, com profissionais que utilizarão as ferramentas que o mestrado e doutorado proporcionam durante o seu processo de trabalho”, ressaltou.

O professor Herdy Alves da UFF, ressaltou a importância desse projeto inovador para a população. “Serão 30 servidores pesquisando as melhores evidências e realizando intervenções para uma saúde mais qualificada”.

Representantes da Universidade Federal Fluminense visitaram o HCSA

Antes de definir as linhas de pesquisa, juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, os representantes da UFF estiveram visitando algumas unidades de saúde do município, como o Hospital da Criança Santo.

Assinatura – No ato de assinatura do termo técnico com os representantes da UFF, o prefeito Arthur Henrique foi representado pelo vice-prefeito Cássio Gomes. “A prefeitura sempre se preocupou com a educação continuada dos seus servidores. E neste momento estamos oferecendo essa capacitação aos profissionais da saúde”, disse ele.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, a modalidade do ensino será híbrida, com aulas online e presencial, aqui em Boa Vista. “Essa qualificação, mostra como a SMSA vem trabalhando para valorizar o servidor da saúde, inclusive a qualificação vai ser em serviço, os profissionais não vão precisar se ausentar do trabalho para se qualificar durante o mestrado ou o doutorado”, ressaltou.

Veja quais as linhas de pesquisa disponibilizadas para mestrado e doutorado:

Foto: Jonathas Oliveira – https://bit.ly/3Fkdb9T