Educação

APRENDENDO E BRINCANDO - Escolas de Boa Vista vencem concurso nacional de First Lego League

Com uma ação totalmente pedagógica, crianças de 3 a 6 anos se aventuraram em uma jornada de descobertas

Por Melissa Gomes

23/05/2022

Imagine ser destaque nacional fazendo aquilo que mais gosta (Brincando)! Foi dessa forma que quatro grupos de estudantes de 3 a 6 anos da rede municipal de ensino se aventuraram em uma jornada de descobertas e se tornaram campeões nacionais de First Lego League, ocorrido ao longo dos últimos dois meses.

Com o tema “Parquinho Criativo”, os alunos da Escola Waldinele de Carvalho Chaves, que fica bairro Nova Canaã, venceram na categoria Discover. Já os representantes da Escola Prof. Odir Lucas da Silva, no bairro Nova Cidade, venceram em quatro grupos: Antenados, Fênix, Andróids e Sucesso Kids.

Além destas escolas, também participaram as escolas Aldo Torreias do Nascimento e Menino Jesus. As equipes receberam materiais de apoio, como conjunto de Lego Education, caderno de Engenharia em formato digital, o que permitiu às crianças registrarem suas ideias e desenhos conforme progrediam no projeto.

Alunos da Escola Waldinele de Carvalho Chaves, que fica bairro Nova Canaã, venceram na categoria Discover

Parquinho Criativo – O projeto foi pensado de acordo com a criatividade das crianças, que montaram peças como: balanço, tirolesa, escorregador e muitos outros atrativos que uma criança pode imaginar em um parque de diversão. A atividade para eles virou um mundo de possibilidades.

Meillyne Silva, de 6 anos, foi uma das participantes do projeto e desenvolveu um escorregador. “Eu aprendi muito com meus amiguinhos da sala e consegui criar esse escorregador bem colorido”, disse.

Para a professora Samela Rodrigues, que acompanhou todo o processo dos alunos, o  concurso mostrou a capacidade das crianças desenvolverem suas criatividades.  “Foi algo além das nossas expectativas. As crianças ficaram muito empolgadas e em todos os encontros elas desenvolveram as atividades com muita facilidade e curiosidade. Ver esse aprendizado a cada processo me deixou muito contente”, relatou a professora.

Com os materiais de apoio, as equipes registrarem suas ideias e desenhos conforme progrediam no projeto.

A Escola Waldinele Carvalho Chaves fez uma celebração especial, com certificação simbólica, para homenagear seus alunos e professores. “A ação foi totalmente pedagógica e hoje estamos muito felizes com esse título. O Lego será uma ferramenta que contribuirá ainda mais no aprendizado das nossas crianças”, disse Suely Coelho, gestora da escola.

FIRST LEGO LEAGUE – É um programa prático interdisciplinar, especialmente desenvolvido para transformar a curiosidade e a criatividade dos pequenos, que montam seus próprios brinquedos.

______________________________

FOTOS

- Katarine Almeida: https://flic.kr/s/aHBqjzQEYf

- Welika Matos: https://flic.kr/s/aHBqjzRaB5