1° Infância

COMITIVA DO PARANÁ - “Encontrei em Boa Vista um pedacinho do Brasil que eu sonho”, diz consultor do Sebrae em visita à capital

Paulo Vieira estimulou representantes das prefeituras do Paraná e do Sebrae/PR a conhecerem as práticas da Capital da Primeira Infância

Por Ceiça Chaves

17/08/2022 - Última atualização 17/08/2022

Boa Vista foi a primeira capital brasileira a instituir um programa voltado, exclusivamente para o desenvolvimento da primeira infância. Esta é uma política pública presente em todos os cantos da cidade, tornando a cidade uma referência para o Brasil e o mundo. Por este motivo, nesta terça e quarta-feira, 16 e 17, uma comitiva do Paraná composta por 15 pessoas está na cidade conhecendo essas experiências de sucesso e buscando novas ideias para reforçar as práticas nos municípios paranaenses.

Entre eles, está o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, técnicos do Sebrae/PR, secretários municipais de educação, gestores escolares e técnicos dos municípios de Campo Largo, Agudos do Sul, Tijucas do Sul e Piên. Quem incentivou a visita, foi o consultor do SEBRAE, Paulo Vieira, que também veio acompanhando a comitiva. Para ele, Boa Vista é um exemplo da possibilidade de um Brasil melhor.

“Encontrei em Boa Vista um pedacinho do Brasil que eu sonho. Uma cidade que cuida de si, que trabalha pela cidadania e pelo desenvolvimento das pessoas. É uma prefeitura inovadora que sem nenhum recurso milionário faz coisas grandiosas. Elegi a cidade como minha segunda casa. Eu conto isso trabalhando com secretários e prefeitos do estado do Paraná, sobre os projetos e as experiências educacionais de Boa Vista. Estimulei muito a virem pessoalmente ver o que se pode fazer nesse país”, disse.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, recepcionou os visitantes em reunião no gabinete com a presença do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, onde apresentaram, teoricamente, as iniciativas do município nas áreas do social, saúde, educação e urbanismo. Em dois dias, a comitiva conheceu na prática o trabalho da rede que integra os serviços na capital roraimense.

“Recebi a visita da comitiva que veio conhecer as nossas iniciativas voltadas à Primeira Infância e Educação, para levar de exemplo as cidades do sul do país. A troca de experiências tem sido enriquecedora! Todos estão impressionados em ver como nossas iniciativas transformam a vida das pessoas”, declarou.

Para a secretária de Educação de Tijucas do Sul, Denise da Rocha, o sentimento é de gratidão por ter vivenciado uma experiência inesquecível “Eu senti aqui que tudo é feito com o coração. Todo mundo é feliz, ama o que faz e deixa transparecer esse senso de pertencimento para a cidade. Percebi também que há uma relação intersetorial e tudo é aproveitado de alguma forma. É todo um trabalho de construção e reconstrução aproveitamento de capacidades. Estou voltando com muitas ideias” disse.

Encantada com o que viu, Juliana Bacila, gestora regional de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, vai levar grandes lições para as regiões do Paraná. “Toda essa experiência de Boa Vista com a primeira infância, educação, social despertou muito o olhar dos nossos secretários e gestores de educação, fazendo com que a gente viesse conhecer pessoalmente um pouco mais do trabalho de vocês e beber da mesma água. Pegar as coisas boas que desenvolvem aqui e discutir como podemos adaptar para a nossa realidade”, disse.

Roteiro: No primeiro dia, visitaram o Programa Família que Acolhe, Praça da Primeira Infância (Clotilde Thereza Duarte de Oliveira), Cras Nova Cidade, e a Selvinha Amazônica do Complexo Ayrton Senna. No segundo dia, as visitações continuaram no projeto Crescer, nas escolas Waldinete de Carvalho Chaves e Palmira de Castro, o Hospital da Criança Santo Antônio e o Teatro Municipal. Encerraram o passeio no Parque do Rio Branco, onde conheceram a Selvinha Amazônica e o Mirante Edileuza Lóz.

FOTOS (Créditos)

Léo Costa: https://flic.kr/s/aHBqjA3eG5