Meio Ambiente

TEMPORADA DAS FLORES - Exuberância dos ipês rosa transforma a paisagem de Boa Vista

Florescimento da espécie dura cinco dias e pode ser apreciada em várias ruas da capital

Por Suyla Natanna

03/02/2023 - Última atualização 03/02/2023

Por vários pontos da cidade, os diferentes tons de rosa, misturados a paisagem urbana encantam quem passa. Nessa época do ano, as folhas dos ipês rosa, dão lugar as flores que trazem mais cor e beleza as ruas de Boa Vista.

Um espetáculo que acontece entre janeiro e março e pode ser apreciado por um curto período. Cinco dias após desabrocharem, as flores dessa espécie se desprendem dos galhos e passam a colorir o chão.

A árvore começa a perder a exuberância e as flores pintam as ruas e calçadas de rosa, um verdadeiro convite para registrar a imagem não apenas na memória, mas eternizar o momento através de fotos.

Como fez a engenheira florestal Andreza Verônica. “Fica muito bonito quando começam a florescer e como eles não dão flores ao mesmo tempo, se não conseguir tirar foto em um lugar dá pra ir em outro canto da cidade”, disse.

Esse processo não é só bonito, é fundamental para preservação da espécie. As flores atraem polinizadores e é após a polinização que surgem os frutos e as sementes que garantem propagar os ipês.

O chaveiro Wanderson Bernardes ajuda nesse processo. As sementes que germinam ao lado do ponto comercial dele, onde tem um ipê rosa, viram pequenas mudas que são oferecidas para quem para no local.

“Há mais de vinte anos eu faço isso. Eu já estava aqui quando ela foi plantada e desde que começou a florir eu pego as sementes e também faço mudas com as que brotam aqui na terra”, contou.

Natural da mata atlântica, a árvore se adaptou facilmente ao clima da capital roraimense. Ao longo dos últimos anos, os espaços públicos de Boa Vista foram contemplados com a beleza imponente dos ipês que podem ser encontrados também nas versões, roxo, amarelo e branco.

Mais de 1000 mudas de diferentes cores foram plantadas pela Secretaria de Serviços Públicos somente no ano passado, um trabalho que terá continuidade ao longo de 2023, conforme o titular da pasta, Thiago Amorim.

“Estamos trabalhando para melhorar a arborização e deixar nossa cidade o mais verde possível, pensando no bem-estar de todos e também no meio ambiente, por isso fizemos parceria com outras secretarias para realizar plantio de mudas que são produzidas por nós no Horto Municipal” afirmou o secretário.

DOAÇÃO DE MUDAS

Localizado dentro do Parque Anauá, o Horto Municipal produz e disponibiliza mudas de plantas. São atendidas, principalmente, instituições públicas com a doação dessas mudas que são usadas em ações voltadas a preservação do meio ambiente, jardinagem e paisagismo.

A população também pode ter acesso às mudas, limitadas em até cinco por família. São disponibilizadas espécies ornamentais, frutíferas, arbustivas e medicinais que podem ser pegas no horto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

____________________

FOTOS (Créditos)