Cultura

Em live mundial, grupos corais da Prefeitura de Boa Vista fazem manifesto pela paz

Cerca de 90 coralistas cantaram pela paz neste último domingo, 26, em evento on-line que contou com a participação de mais de 60 países

Por SEMUC

27/03/2023 - Última atualização 27/03/2023

A Sala Roraimeira do Teatro Municipal foi palco neste último domingo, 26, da live mundial - #CorosPorLaPaz (Coros pela Paz), na qual cerca de 90 coralistas da Prefeitura de Boa Vista, entre representantes do Coral do Servidor, Coral de Flautas, Infantil e Adulto do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) fizeram um manifesto pela paz junto a representantes de corais de mais de 60 países.

“Por meio do nosso coral podemos dizer ao mundo que cessem os conflitos e estabeleçam a paz", disse o diretor-presidente do IBVM, maestro Francisco Felício

Vestidos de branco, os integrantes deram um show de afinação e emocionaram os espectadores. O maestro Francisco Felício, diretor-presidente do IBVM, destacou a relevância deste ato pela paz. “Por meio do nosso coral podemos dizer ao mundo que cessem os conflitos e estabeleçam a paz. A música tem o poder de deixar as pessoas felizes e esperamos que através do canto a nossa mensagem pela paz chegue a todos”, disse.

Itallo Rafael, integrante do coral de adultos do IBVM não escondeu a emoção em participar do evento. “Fazer parte de um evento mundial como esse é muito gratificante e fiquei extremamente feliz com o convite. Além disso, é um orgulho fazer parte do IBVM, um instituto pioneiro em Roraima que é símbolo de trabalho com excelência”, disse.

Dentre os participantes estavam crianças que integram o coral de flautas do IBVM

Este ano, o evento contou com o apoio do compositor americano Jim Papoulis, que compôs “Sing a Hymn for Peace”, um hino criado especificamente para esta edição, que foi traduzido para inglês, espanhol, português e outras línguas. Este hino, juntamente ao cânone tradicional “Dona nobis pacem”, foram as duas obras executadas na live.

COROS POR LA PAZ - A ideia da live foi promover um canto coletivo pela paz, com foco na guerra da Ucrânia e outros conflitos bélicos ainda ativos. Participaram desta edição, representantes da Sociedade Coral Ucraniana, com intervenção dos coros de Kiev, Odessa e outras cidades ucranianas, americanas e europeias.

O evento contou com a participação de mais de 25 mil membros de coral de todo o mundo

O evento foi transmitido ao vivo através das páginas oficiais: www.corosporlapaz.org e www.youtube.com/coralsantiagoapostol/live. Em breve, a produção do evento divulgará um vídeo oficial da transmissão, que poderá ser acompanhado nos canais da Prefeitura de Boa Vista.

___________________________
LINK DAS FOTOS: