INFLUENZA - Unidades de Saúde de Boa Vista iniciam vacinação contra a gripe

Além dos grupos prioritários, primeira fase da campanha também inclui professores, bombeiros, militares e trabalhadores do transporte coletivo

27/03/2023 - Última atualização 27/03/2023

A Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) foi iniciada em Boa Vista nesta segunda-feira, 27. Para esta primeira etapa foram disponibilizadas 20 mil doses, já distribuídas em todas as salas de vacina da capital.

A campanha foi antecipada na região norte pelo Governo Federal, em decorrência das chuvas de abril que se iniciam neste período. Nas outras regiões do Brasil, a campanha vai começar no dia 10 de abril.

“Como recebemos as doses do governo federal, a prefeitura agilizou para deixar logo disponível para a população. Com isso, a gestão visa uma proteção antecipada, diminuindo o índice de lotação no Hospital da Criança e nas unidades básicas de saúde antes da chegada do inverno, quando há um aumento nos casos de doenças respiratórias”, disse a coordenadora de Imunização de Boa Vista, Christianny Filgueiras.

A dona de casa Sandra Maria Leite aproveitou para se vacinar no primeiro dia da campanha. “Sei que a vacina nos protege contra a gripe e suas complicações. Então me vacinei logo, como sempre fiz nos anos anteriores”.

Vanessa com a filha: "Criança é sempre mais frágil para a doença e temos que vacinar".

Vanessa Ana Bento levou a filha Mirela, de 4 anos, na unidade básica Mariano de Andrade. “Ela está dentro do grupo prioritário para se vacinar nessa primeira etapa. Criança é sempre mais frágil e temos que vacinar para proteger contra a doença”.

Quem pode se vacinar – Nessa primeira etapa da campanha, a vacina é destinada para crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes e puérperas; Idosos +60 anos; trabalhadores da saúde; indígenas; professores, pessoas com comorbidades e com deficiência; militares das Forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e passageiros urbanos; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

32 unidades básicas de saúde estão abastecidas com as doses de vacina contra a Gripe.

Documentos necessários – Para se vacinar, basta levar o cartão de vacina, cartão SUS ou CPF em uma das 32 unidades básicas de saúde (UBSs) que possuem sala de vacina (confira no site da prefeitura os endereços de cada uma delas).

Lançamento – O lançamento oficial da Campanha Contra a Gripe 2023 em Boa Vista será no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, neste sábado, 1º. A Prefeitura preparou uma programação especial, prevista para se iniciar às 16h. Durante o evento, também serão oferecidas as demais vacinas do calendário nacional, suplementação de vitamina A e pesagem do Bolsa Família.

FOTOS:

Jonathas Oliveira – https://bit.ly/3FVeA6B