Assistência Social

Servidores do Abrigo Infantil Pedra Pintada participam de palestras e dinâmicas em Primeira Infância

A capacitação, que contou com a participação de 50 servidores, teve como intuito fortalecer a assistência e os atendimentos realizados no abrigo

Por SEMUC

30/03/2023 - Última atualização 30/03/2023

Como parte das atividades do Programa de Capacitação da Primeira Infância (PCPI), servidores do Abrigo Infantil Pedra Pintada participaram, nesta quinta-feira, 30, de uma capacitação teórica e prática sobre o tema. A ideia é fortalecer a assistência e os atendimentos realizados no abrigo, fornecendo ferramentas apropriadas que auxiliam o desenvolvimento das crianças assistidas.

O abrigo, que conta atualmente com 29 crianças, atende pequenos de até 12 anos, vítimas de violência doméstica, negligência, maus-tratos e abandono. Por conta disso, os servidores precisam desenvolver sua sensibilidade e empatia no primeiro contato, assim como no decorrer desse processo.

A capacitação contou com dinâmicas em grupo

De acordo com a coordenadora do FQA, Elane Florêncio, o conforto e segurança no primeiro contato é essencial para um bom desenvolvimento e adequação. A capacitação vem para humanizar, cada vez mais, os atendimentos oferecidos. “O objetivo é sensibilizar esses servidores para que eles possam utilizar ferramentas apropriadas que auxiliam no desenvolvimento da criança no dia a dia deles e de outras pessoas que cruzam o seu caminho também”, disse.

CUIDADO E PROTEÇÃO - Os temas e tópicos tratados durante a capacitação foram “O que é a primeira infância”, “Criança, um ser em desenvolvimento”, “Vínculo” e “Intersetorialidade da PI”. Em uma das dinâmicas, foram divididos cinco grupos que receberam a tarefa de construir casas com lego e destacar palavras que ajudam a moldar a personalidade de uma criança. Amor, carinho, atenção e diálogo foram algumas delas.

A psicóloga do Abrigo Infantil Pedra Pintada, Letycia Alves aprovou a capatitação

Para a psicóloga do Abrigo Infantil Pedra Pintada, Letycia Alves, o curso facilita no tratamento e gerenciamento das situações que acontecem com essas crianças e nas orientações para as famílias. “No primeiro contato, nós fazemos um acolhimento que envolve técnicas e ações que visam, de fato, acolher e buscar uma forma de minimizar o impacto na vida dessa criança, o sofrimento que vem com ela”, disse.

ACOLHIMENTO - Ao chegar, as crianças são levadas para um ambiente confortável e apresentadas para o profissional responsável, que pode ser um analista ou uma cuidadora. Durante o acolhimento, o profissional busca criar vínculo e segurança com a criança.

A partir disso, elas são inseridas dentro dos serviços do abrigo e o motivo de estar ali, é explicado. Todo o processo tem como objetivo reduzir as dificuldades que podem se apresentar durante o curso de vida da criança, devido às circunstâncias que a levaram ali.

O Abrigo Infantil Pedra Pintada faz parte dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, oferecido pela Prefeitura de Boa Vista. Está localizado na Rua Valmir Sabino de Oliveira, n° 17, no Bairro Centenário.

___________________

FOTOS (Créditos): Katarine Almeida - https://flic.kr/s/aHBqjAxUcE