Segurança

Guardas civis municipais se formam em curso de Condutor de Cães de Guerra, da Base Aérea de Boa Vista

Os agentes atuam no Grupamento Tático Municipal (GTAM), que conta com o auxílio de cães no policiamento

Por SEMUC

há 2 horas - Última atualização há 1 hora

Quatro guardas municipais concluíram nesta sexta-feira, 14, o Estágio de Condutor de Cães de Guerra, promovido pela Base Aérea de Boa Vista. Os agentes receberam treinamento para atuar com auxílio de cães em ações de controle e segurança.

Os GCMs Hadassa Said, André Negreiros, Ângelo Adona e Francivaldo Penha se formaram no Estágio de Condutor de Cães de Guerra

O curso teve duração de 31 dias, participaram da formação os guardas municipais 3ª Classe Hadassa Said, 3ª CL André Negreiros, 3ª CL Ângelo Adona e 3ª CL Francivaldo Penha. Eles foram capacitados em técnicas de adestramento, guarda e proteção, regras de segurança, psicologia canina, faro para busca de entorpecentes, entre outros métodos avançados.

O aprendizado será colocado em prática no treinamento dos cães do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM). Primeiro lugar no curso, a GCM 3ª CL Hadassa Said destacou a importância da formação para o trabalho dos guardas em conjunto com os cães na garantia da segurança pública de Boa Vista.

Os agentes treinaram para atuar com auxílio de cães em ações de controle e segurança

“A participação dos GCMs no curso foi essencial para trocar conhecimentos em várias áreas do adestramento. Tivemos instruções com Bombeiros, PM e Polícia Penal, o que vai impactar diretamente nosso trabalho no treinamento dos cães e na atuação diária. Além disso, essa capacitação fortalece o vínculo entre as forças de segurança pública”, disse.

Criado em 2007, o Canil está ligado ao Grupamento Tático Municipal (GTAM). Conta com um time de elite, preparado para atuar na segurança, os “agentes K9”: Luke, Thanos, Luna, Kratos, T-Rex e Pandora. Os animais auxiliam em policiamento ostensivo e na detecção de substâncias ilícitas.

O Canil está ligado ao Grupamento Tático Municipal (GTAM)

“A profissionalização e o conhecimento sobre como atuar na linha de frente com esse recurso — o cão — são fundamentais. A habilitação dos nossos guardas em um curso como este, uma formação de extrema importância, não apenas enaltece a instituição, mas também demonstra aos munícipes que estamos preparados para atender a qualquer ocorrência que envolva o canil da Guarda Civil Municipal de Boa Vista”, destacou a inspetora Cícera Mangabeira, Comandante-geral da GCM.