SELO UNICEF - 1º Fórum Comunitário marca início de novo ciclo de ações voltadas à infância e adolescência
Evento ocorre até às 18h, no Teatro Municipal de Boa Vista
Por Ráyra Fernandes
há 14 horas - Última atualização há 14 horas
Boa Vista recebe nesta terça-feira, 11, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância (edição 2025-2028). O evento ocorre até às 18h, no Teatro Municipal, marcando o início do planejamento participativo entre poder público e sociedade civil para fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e adolescência na capital.
Nathália Cortez, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, relembrou a participação da cidade nas edições anteriores do Selo UNICEF. “Garantimos a certificação por quatro vezes consecutivas. A iniciativa nos impulsiona a avançar, alcançar novos patamares e fortalecer ainda mais a política pública para esse público. Esta edição já começa com expectativas positivas e muito empenho por parte do município”, afirmou.
O Fórum Comunitário é uma das etapas obrigatórias para a certificação. “Já são 26 anos de Selo UNICEF e Boa Vista sempre esteve conosco nesse processo. É uma cidade que se destaca como Capital da Primeira Infância e abraça essa jornada com seriedade”, disse a chefe do escritório do UNICEF em Roraima, Tâmara Simão.
Diálogo e construção coletiva
Durante o encontro, é apresentado e validado um diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes em Boa Vista, elaborado pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O documento reúne informações enviadas pelo UNICEF e dados municipais para identificar as principais violações de direitos que afetam a população infantojuvenil. Os participantes poderão complementar as informações com suas próprias experiências e percepções, contribuindo para definir as prioridades do município nos próximos anos.
A partir desse diagnóstico, será apresentada a proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, como guia para a implementação de políticas públicas e ações estratégicas até 2028. O plano será debatido, ajustado e aprovado durante o Fórum, considerando as discussões prévias do CMDCA, as prioridades da gestão municipal e os Resultados Sistêmicos do Selo UNICEF.
Representatividade
Integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Alyson Sousa, de 15 anos, participou como verdadeiro protagonista do encontro. “É muito bom saber que posso ser ouvido e, mais ainda, que posso participar das políticas públicas que vão impactar diretamente a minha vida. Afinal, nada mais justo do que um adolescente participar das decisões que dizem respeito a ele mesmo”, contou.
Compromisso reconhecido
Boa Vista é referência em políticas públicas voltadas à primeira infância. Em 2024, o município conquistou o Selo UNICEF pela quarta vez consecutiva, mantendo o reconhecimento desde 2009. O título representa o compromisso da capital com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, especialmente na região da Amazônia Legal.
A articulação das ações é feita pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), com apoio das secretarias de Saúde (SMSA) e Educação (SMEC). Entre as iniciativas que contribuíram para a última certificação estão a Semana do Bebê, a busca ativa escolar e vacinal, a ampliação de vagas na rede municipal de ensino e a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), que incentiva a participação social e o protagonismo juvenil.