Educação

Espetáculo incentiva crianças a trocar telas por brincadeiras tradicionais em Boa Vista

Cerca de 270 alunos da Escola Municipal Centenário participaram da apresentação “Sai da Tela, Vem Brincar!”, que promove interação e desenvolvimento infantil

Por Wandilson Prata

há 5 horas - Última atualização há 4 horas

Com o objetivo de resgatar as brincadeiras populares e conscientizar as crianças sobre a importância do uso equilibrado de telas e dispositivos eletrônicos, cerca de 270 alunos da Escola Municipal Centenário, no bairro Aparecida, participaram, na tarde desta segunda-feira (8), do espetáculo infantil “Sai da Tela, Vem Brincar!”.

A apresentação foi conduzida pelas palhaças Caramela e Pitchula, que levaram ao público infantil uma programação repleta de atividades lúdicas, brincadeiras tradicionais, técnicas circenses e muita interação. Com uma linguagem divertida e participativa, o espetáculo proporcionou momentos de aprendizado, integração e valorização da cultura popular.

Brincadeiras, circo e muita diversão com as palhaças Caramela e Pitchula!

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Leila Barroso, a iniciativa vai além do entretenimento ao incentivar a socialização e o desenvolvimento infantil por meio das brincadeiras presenciais.

“Estamos recebendo o espetáculo pela primeira vez. A proposta reforça a importância das atividades presenciais para o desenvolvimento das crianças, incentivando-as a fazer amizades, se afastarem um pouco das telas e interagirem mais com os colegas. Além disso, é uma ação inclusiva, que conta com audiodescrição para os alunos”, destacou.

Entre brincadeiras e risadas, as crianças desenvolveram interação e convivência social.

Arte e conscientização nas escolas

A atriz, bailarina e artista circense Nathana Lindey, de 33 anos, intérprete da palhaça Caramela, explicou que o projeto foi contemplado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o que possibilitou a circulação do espetáculo nas escolas municipais.

Teve brincadeiras, técnicas circenses e até apresentações no tecido acrobático, encantando a criançada!

Com mais de dez anos de trajetória artística e integrante da companhia Criart Teatral, Nathana também é formada em Educação Física, área que contribuiu para a construção da proposta pedagógica da apresentação.

“Nossa mensagem é incentivar as crianças a deixarem um pouco de lado o celular e redescobrirem brincadeiras tradicionais, como pega-pega, elástico e pula-mula. Queremos mostrar que é possível se divertir, criar amizades e viver experiências muito legais sem depender das telas”, afirmou.

Aprendizado e interação entre os alunos

Entre os estudantes, a receptividade foi imediata. A aluna Mariana Ericeira, de 10 anos, acompanhou a apresentação ao lado do colega Frayner Alejandro, também de 10 anos, e aproveitou a oportunidade para compartilhar uma brincadeira tradicional.

Mariana e Frayner participaram das brincadeiras e interagiram durante o espetáculo.

“Gostei muito da apresentação das palhaças. Ensinei ao meu colega a brincadeira de mão, do soco-soco, bate-bate. Eu gosto dessas brincadeiras porque a gente se diverte sem precisar usar o celular”, contou.