Você já imaginou poder opinar a respeito do funcionamento da sua cidade? Isso é possível, por meio da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Boa Vista, que está em pleno andamento no prédio do Centro Ideias e Negócios, localizado no bairro São Francisco. O evento teve início na noite dessa quarta-feira, 5, e segue até esta sexta-feira, 6.
Abordando o tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a conferência tem como objetivo favorecer a implementação e a efetividade das políticas de desenvolvimento urbano, alinhando às necessidades da população.
O encontro é promovido pelo Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista e reune lideranças, conselheiros municipais, acadêmicos e sociedade civil, a fim de debaterem propostas para o melhor funcionamento da cidade. O evento conta com palestras e debates, além de abordar quatro eixos temáticos: “A cidade que temos”, “Função social da cidade”, “O plano diretor” e “A cidade que queremos”.
O conselho realizou nove pré-conferências, em pontos estratégicos da cidade, com moradores de todos os bairros da capital. Esses encontros foram etapas preparatórias para que se chegasse até a conferência Municipal. “As pré-conferências foram importantes para que chegássemos até aqui. A participação da população é fundamental para que todos possam ter uma cidade melhor, com seus direitos garantidos, com ordenamento, acessível para todos”, explicou o conselheiro municipal da cidade de Boa Vista, Ricardo Matos.
O servidor público, Carlos Fournier, participou do encontro como representante da sociedade civil e destacou a importância da participação popular na elaboração de políticas públicas que melhorem a vida da população. “Esperamos o comprometimento dos governos com as causas da sociedade. Queremos uma cidade organizada, ter moradia para o nosso povo. Viemos ajudar na elaboração das propostas e também ouvir as que já foram elaboradas nas etapas preparatórias, para que possam ser efetivadas dentro do contexto da cidade”, destacou.
O próximo passo agora é a etapa estadual, que deve ocorrer em março do ano que vem. Durante a Conferência Municipal, haverá a escolha dos delegados que representaram o município, 27 titulares e 27 suplentes no total. E ainda a escolha para os conselheiros municipais dos próximos três anos.
Conferência – O evento foi idealizado pelo Ministério das Cidades e ocorre a cada dois anos. Ela foi criada para que se possa construir um modelo de política urbana com a participação efetiva da sociedade. Ele é composto por 54 conselheiros, entre titulares e suplentes, divididos em seis segmentos: Poder Público Executivo, Legislativo, Movimento Popular, Trabalhadores, Empresários, Entidades Profissionais, Acadêmicas de Pesquisa, Conselhos Profissionais e ONGs.
Confira a programação
Dia 05/05/2016 (quinta-feira)
13h30 – Câmaras Temáticas
16h - Coffee Break
16h15 – Câmaras Temáticas
18h – Término
Dia 06/05/2016 (sexta-feira)
8h – Plenária Final
10h - Coffee Break
10h15 – Plenária Final - Eleição de delegados e conselheiros
12h30 – Almoço/ Encerramento