Servidor

Comunidade elegeu 40 propostas na Conferência de Assistência Social

O evento foi realizado essa semana e reuniu acadêmicos, professores e comunidade

Por SEMUC

01/12/2014

A IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada nessa terça (30) e quarta-feira (31) reuniu acadêmicos, professores e comunidade. Com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”, o evento recebeu sugestões que foram debatidas pelo público e resultaram na escolha de 40 propostas.

As propostas foram divididas em sete eixos, com objetivo de ampliar e melhorar os direitos socioassistenciais. “Todas as pessoas envolvidas tiveram a oportunidade de expor suas ideias e isso é muito importante para o crescimento do sistema. As sugestões foram escolhidas em parceria com todos os envolvidos, e esse era o nosso foco: ouvir as pessoas”, disse a secretária Municipal de Gestão Social, Edileusa Gomes.

O acadêmico do curso de Gestão Social, Pedro Henrique Farias, destacou a importância da participação de alunos dentro desses eventos. “Nossa profissão trabalha diretamente com as pessoas. E saber como algumas coisas funcionam é muito construtivo. Saber que nossas ideias estão sendo valorizadas é gratificante. Acredito que essas ações melhorem a vida das pessoas”, disse Henrique.

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.