A prefeita Teresa Surita realiza nesta quarta-feira (24), às 16h, a solenidade de posse dos 660 servidores aprovados no concurso público que entregaram a documentação para compor o quadro da Secretaria Municipal de Educação (SMEC). O evento será no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR).
No ato da posse, todos os novos servidores devem apresentar a certidão original relativa aos assentos funcionais (certidão de vínculo empregatício), expedida pelo órgão próprio, no caso do candidato ser servidor público. A posse é referente à primeira chamada de 821 convocados. São 30 professores de educação física e 472 de educação básica, 69 assistentes administrativos e 250 cuidadores de escola, incluindo pessoas com deficiência.
Teresa explicou que o compromisso é convocar, inicialmente, 915 servidores. “Estamos cumprindo mais uma etapa do processo de reestruturação da educação municipal. As ações realizadas nesses primeiros seis meses já demonstram um resultado positivo com a melhoria do rendimento dos nossos alunos. A vinda de novos profissionais vai fortalecer ainda mais esse trabalho e concretizar a nossa meta de colocar Boa Vista entre as cidades com melhores índices de educação”, disse Teresa.
Os demais convocados têm 30 dias, a contar da data de publicação, para apresentar a documentação exigida para investir no cargo público. A Prefeitura deve convocar, em breve, os aprovados no cadastro de reserva para os cargos de cuidador escolar e professor de educação física.
“Convocar os profissionais aprovados no concurso público é mais um compromisso cumprindo pela prefeita Teresa Surita. Com os novos profissionais, vamos concluir a adequação ao cumprimento da lei do piso nacional, permitindo que nossos professores trabalhem motivados e tenham tempo para desenvolver atividades de planejamento fora da sala de aula”, explicou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Jucá.
Com a posse, Boa Vista se torna uma das poucas capitais brasileiras a cumprir integralmente, a lei do Piso Nacional dos professores, destinando 1/3 da sua carga horária para atividades extraclasses. Após a posse, os novos servidores participarão de capacitações para conhecer a estrutura administrativa da Secretaria e as metas educacionais da atual administração. Os demais aprovados serão chamados conforme a necessidade da administração municipal.