Servidor

Qualidade de vida: Prefeitura adota ginástica laboral para servidores

Mais de 50 servidores da Prefeitura de Boa Vista participaram da primeira aula, ministrada com a orientação de um fisioterapeuta.

Por SEMUC

01/12/2014

Permanecer horas sentado em frente ao computador digitando ou atendendo telefone faz parte da rotina de muitas pessoas. Para diminuir e prevenir incômodos como dores nos dedos e fadiga muscular devido ao esforço repetitivo, a Escola Municipal de Administração, em parceria com o Sest/Senat, iniciou nesta terça-feira, 14, aulas de ginástica laboral.

Mais de 50 servidores da Prefeitura de Boa Vista participaram da primeira aula, ministrada com a orientação de um fisioterapeuta. A atividade ocorrerá toda terça-feira, com turmas às 8h30 e às 9h30, no auditório do Palácio 9 de Julho.

A atividade é divida em duas turmas, com 15 minutos de exercícios cada uma. “Na prática, são feitos exercícios de alongamento, reforço muscular e mobilização. Além de não haver necessidade de roupa especial para fazer os exercícios, todos podem participar”, explicou o fisioterapeuta, Bruno de Freitas.

O trabalho atua na prevenção de doenças ocupacionais incluídas nos grupos de síndromes LER (Lesões por Esforços Repetitivo) e DORT ( Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Entre essas doenças, as mais comuns são tendinite, bursite e mialgias que afetam os músculos, nervos e tendões, principalmente, nos membros superiores.

“São pequenas ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores. Além disso, a ginástica laboral diminui o risco de acidentes de trabalho, aumenta a capacidade de produção dos colaboradores, além de proporcionar interação entre os servidores” destacou a prefeita, Teresa Surita.