O Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sitram) decidiu, na noite dessa quarta-feira (26), em assembleia encerrar a greve. A prefeita Teresa Surita havia recebido durante a tarde a comissão dos grevistas para ouvir os principais pontos da reivindicação da categoria.
A reunião contou com a participação dos secretários de Educação, Rodrigo Jucá, de Saúde, Marcelo Lopes, de Administração, Edimir Neto, e a procuradora do Município, Marcela Medeiros.
Dos itens apresentados, a maioria já está elencada no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que deve ser entregue pela Fundação Getúlio Vargas em julho. A prefeita ressaltou que o plano será apresentando à categoria para discussão e que não se trata de uma proposta unilateral.
“O Sindicato terá toda a liberdade para apresentar todas as propostas para que sejam avaliadas pela Fundação Getúlio Vargas. Iremos manter o diálogo durante a elaboração do plano, sempre pensando no melhor para o servidor municipal”, frisou Teresa.
A prefeita explicou à comissão que o executivo avança com a elaboração do PCCR e vai poder garantir ao trabalhador municipal melhor valorização profissional, uma de suas metas de governo. “A partir do resultado do estudo feito pela Getúlio Vargas é que teremos uma posição para grande parte dos pontos apresentados pela comissão”, destacou.
Teresa falou ainda das dificuldades encontradas logo que assumiu o município e do empenho em priorizar o servidor público. Garantir o pagamento do salário em dia, pagar dívidas de progressões e promoções foram algumas das medidas tomadas pela prefeita assim que assumiu para regularizar uma pendência de sete anos.
“Eu não posso prometer o que não posso cumprir. Primeiro vamos fazer o PCCR, saber os impactos financeiros. O que for para melhorar a condição do servidor, vamos fazer”, concluiu a prefeita.
Após a reunião, a comissão se reuniu em assembleia ainda ontem à noite para apresentar os avanços da pauta apresentada à prefeita. A categoria decidiu parar a greve e manter diálogo com o município durante a elaboração do PCCR.
Pautas
Foram discutidas pautas como concurso público para vagas na área de Educação e Segurança, previstos para março, melhorias para o Samu Municipal e o atendimento na Junta Médica. Todos os assuntos já estão priorizados no plano de trabalho da prefeita.
Assuntos pontuais de servidores da Saúde também tiveram o comprometimento de Teresa em solucioná-los. Questões dos cuidadores das Casas Mãe, que pedem revisão de carga horária, serão estudadas pela Educação.