Para lidar com as dificuldades encontradas no dia a dia, profissionais de segurança pública de Boa Vista, como guardas civis municipais e agentes de trânsito, recebem acompanhamento por meio do Núcleo Integrado de Atenção Biopsicossocial (Niab). A intenção é combater o stress, melhorar a qualidade de vida, além de oferecer à população um serviço mais humanizado.
A proposta surgiu com a necessidade de avaliar o nível de stress dos agentes de trânsito e guardas municipais, principalmente devido às situações de risco e crises a que se envolvem. O núcleo foi instituído por meio de portaria em agosto de 2014, atendendo assim as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
“Quando iniciamos este trabalho, avaliamos as condições psicossociais dos profissionais de segurança. Aplicamos testes para identificar o nível de stress e o que vimos foi algo preocupante. Desde então, o núcleo passou a atuar não somente com atendimentos pessoais, mas também por meio de grupos focais, que são rodas de conversas para identificar as fontes de stress no ambiente de trabalho e outras questões que surgiam”, explicou a psicóloga Darlim Saratt Mezomo, coordenadora do Niab.
Nos grupos focais são abordados temas como qualidade de vida, importância de uma alimentação saudável, autoestima e motivação, relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, prevenção da dependência química e abuso de autoridade. Tais cuidados devem ser tomados pelos pacientes, a fim de influenciar na redução do nível de estresse.
Neste ano, o trabalho é feito com a Guarda Civil Municipal e seus núcleos, como o Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ciclopatrulha e Grupo Tático Municipal (Getam). Além disso, todos os 80 novos guardas municipais em processo de formação estão recebendo acompanhamento do núcleo, para que já ingressem na tropa com uma filosofia de trabalho mais humanizada.
“Entendemos que o tratamento humanizado em relação à população pode refletir na diminuição de uma situação de crise. Se o guarda municipal ou agente de trânsito for educado e cordial na hora de uma abordagem, o cidadão vai reagir de forma diferente. Também são orientados a não utilizarem termos agressivos, como ‘meliante’, ‘delinquente’ ou ‘marginal’”.
O Núcleo está localizado na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, BR-174 – Distrito Industrial. Dispõe também de sete acadêmicos de psicologia de uma faculdade local que atuam no acompanhamento e atendimento dos profissionais de segurança.
Congressos – Para falar a respeito dos bons resultados obtidos pelo Niab em Boa Vista, a psicóloga Darlim Saratt vai representar a capital no 15º Congresso de Stress da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), entre os dias 21 e 22 de junho em Porto Alegre (RS). O estado será sede do 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Além disso, em julho, Saratt também será uma das palestrantes da Conferência Europeia de Psicologia, sediada em Brighton, Reino Unido, onde vai abordar o tema “Abuso de autoridade como resultado de estresse”.