O clima promete ser de disputa e descontração no próximo sábado, 22, no Ginásio Romerinho, na Vila Olímpica Roberto Marinho. Vinte equipes de futsal vão disputar o 10° Torneio da Defesa Civil Municipal. A competição faz parte da programação dos 24 anos da instituição, comemorado no dia 29 de agosto.
Participam do torneio 16 equipes masculinas e 4 femininas. A participação das mulheres é uma das novidades do evento, que também teve outra mudança. A disputa, que antes era no campo society, agora vai ser na quadra. “Como tá chovendo ultimamente, a gente optou por fazer o torneio em um local coberto, até pra não desgastar muito os atletas. Por causa disso, tivemos que mudar a modalidade, então escolhemos o futsal”, explicou o diretor da Defesa Civil Municipal, Ricardo Cativo.
Todos os jogos ocorrerão no sábado, a partir das 8h. As equipes masculinas foram divididas em quatro chaves, o vencedor de cada chave garante uma vaga na semifinal, os dois melhores disputam a final do torneio. No ano passado, a Defesa Civil Municipal ficou na quarta colocação, esse ano espera se recuperar e conquistar, pela sétima vez, o título de campeã do torneio. “A expectativa é grande, a gente tá treinando bastante para conseguir o objetivo de ser campeão e trazer mais um troféu para a galeria”, disse o sub. inspetor Magnos Barros.
As mulheres também prometem fazer uma disputa emocionante. Quatro equipes participam da primeira edição feminina do torneio. Atleta profissional da natação, a 3ª classe feminina. Flávia Cantanhede vai trocar a piscina pela quadra. Ela também quer fazer bonito com a bola nos pés e se divertir. “É um momento de interagir com os demais grupamentos, rever os colegas de curso. Além disso, é importante incentivar o esporte na instituição”, disse.
As equipes são formadas por várias instituições. No masculino, disputam o torneio: Defesa Civil Municipal 1, Defesa Civil Municipal 2, Detran, Ciptur, Secretaria Municipal de Comunicação, Fetec, Ciclo, Engenharia, Vila Olímpica, GCM Mucajaí, GTAM, Smtran, Secretaria Municipal de Gestão Social, ROMU e Administração/ SMSUT e Corpo de Bombeiros.
As equipes femininas são: Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, GTAM e Ciclo. Para o diretor da Defesa Civil Municipal, o torneio é um momento de confraternização. “A gente passa muito tempo nas ações, às vezes só se encontra em momentos de tensão. Então, é muito importante essa interação entre os companheiros e parceiros da Defesa Civil Municipal. É um momento de lazer e de amizade com pessoas de outros setores também”, completou.