Nessa quarta-feira, 30 de setembro, foi o dia especial para se lembrar daquele profissional que mantém a ordem de registros, dinamismo nas escolas e também o responsável pela organização da vida escolar dos alunos. Para muitos, o secretário escolar atua no coração da escola. Foi em comemoração a esta data que cerca de 60 profissionais das unidades municipais se reuniram nessa quarta-feira para celebrar o dia escolhido para representá-los.
Além do coquetel e sorteio de brindes, os secretários curtiram uma boa música com a Banda Smec Som, assim intitulada por se tratar de um trio de cantores da Secretaria Municipal de Educação formada pelos professores Hernandes Dantas, Hefrayn Lopes e Filomeno Souza, mais conhecido como professor Souza. Eles animaram o ambiente trazendo músicas nacionais e regionais.
Maria Gecimar Diniz atua desde 2009 como secretária de escola na rede municipal e atualmente está lotada na Escola Francisco de Souza Bríglia. Ela declarou o amor que sente pela profissão, inclusive já tem formação técnica e superior na área de Secretariado. “É a profissão que eu escolhi para atuar. Já trabalho há muito tempo na área da educação e não me vejo em outra profissão e nem em outra secretaria”, declarou ela.
Carlos Patrício, superintendente de Planejamento Educacional, foi um dos organizadores da festa. Declarou ele que a prefeitura trabalha o programa Servidor de Valor e nada melhor que a secretaria seguir os mesmos parâmetros.“Essa homenagem à eles é a valorização do trabalho que eles exercem nas escolas municipais. Hoje é um dia especial, temos cerca de 60 secretários de escolas na qual eles desenvolvem esse papel atendendo os pais com presteza e educação. É uma profissão relevante em qualquer instituição", destacou.
Hoje, na rede municipal, cerca de 95% dos secretários são estatutários. Vale ressaltar que a prefeita Teresa Surita, além de anunciar a GID para os professores ativos em sala de aula, anunciou também o projeto de lei de nº 23/2015 que cria uma gratificação específica para demais profissionais que atuam nas unidades, incluindo os secretários escolares.
Conforme o projeto, os secretários que estiverem trabalhando em escolas de pequeno porte receberão o valor de R$ 800, de médio receberão R$ 900 e de grande porte esse valor será de mil reais. Os dois projetos de Leis nº 22/2015 e 23/2013 ainda se encontram na Câmara Municipal de Boa Vista para apreciação e aprovação.