Servidoras grávidas da Prefeitura de Boa Vista participaram na manhã desta quinta-feira, 12, de uma palestra sobre a importância dos cuidados da gestante dentro e fora do ambiente de trabalho. As informações foram repassadas por profissionais do Programa Família que Acolhe (FQA), com o objetivo de orientar as grávidas sobre como lidar com o estresse. A ação faz parte do programa Servidor de Valor, da prefeitura.
As futuras mamães fizeram exercícios de relaxamento e entenderam a importância de conversar com os bebês ainda na barriga. Uma enfermeira e uma psicóloga levaram para as servidoras um pouco do que é ensinado na Universidade do Bebê, do FQA. Elas destacaram 10 dicas importantes para que as mulheres mantenham a tranquilidade nesse momento sensível, que é a gravidez.
Entre as dicas, estão: evitar o cigarro, identificar a origem do estresse, ouvir música, ter tempo para o descanso, controlar a respiração, manter uma alimentação saudável e balanceada, entre outras orientações. “Se você está estressada, é possível que o bebê se estresse dentro de você”, alertou a psicóloga Elaine Florêncio.
Ela falou sobre a importância de tratar o tema. “Muitas mulheres não sabem lidar com situações de estresse durante o dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho, não sabem lidar com esse tipo de emoções. A gente tenta passar para as mães que elas pensem o tempo todo no seu filho, que conversem, passem a mãe na barriga, fortaleçam esse vínculo, mesmo durante o horário de trabalho”, completou.
A servidora Luciana Pereira de Aguiar, 31 anos, está na terceira gravidez, desta vez vai dar à luz gêmeos. Ela pretende redobrar os cuidados com ela e com os bebês, seguindo à risca todas as orientações. “Quando a gente está com o foco no trabalho, no horário que está cumprindo, a gente não pensa nesses minutinhos que são de suma importância no período de gestação. Agora, com certeza eu vou tirar tempo pra mim, fechar os olhos, passar a mão na barriga, relaxar um pouco que vai ajudar a desestressar e trabalhar um mais feliz”, garantiu.
Durante a palestra, a prefeita Teresa Surita entregou para as servidoras gestantes o Diário de Maria, um livro com informações sobre todo o período da gravidez, desde o diagnóstico, alimentação aos cuidados com a saúde da mãe e do bebê. Ela também falou sobre o Programa Família que Acolhe e o Projeto de Desenvolvimento da Primeira Infância que atende mãe e filho, da gestação aos seis anos de vida.
“O Família que Acolhe tem um trabalho com a mulher gestante que está muito valorizado no Brasil, porque a gente está num ponto muito adiantado com as informações sobre a importância da primeira infância para o desenvolvimento da criança. Baseado nisso, a gente quis fazer esse encontro com vocês. Nós temos hoje 100 mulheres grávidas na prefeitura. Nós queremos alcançar todas, pra que conheçam o trabalho e tenham apoio num período que é super complicado para a mulher”, disse.