Os servidores municipais têm nova modalidade de aperfeiçoamento profissional: curso técnico para copeiros. A capacitação é um dos cursos gratuitos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Roraima (Senac-RR) em parceria com a Prefeitura de Boa Vista.
Além do curso de Informática Básica, já em andamento, o Senac-RR oferece o curso Técnico para Copeiro e tem duração de 40h. A servidora pública municipal, Maria do Socorro Cunha, 56, disse que esse aperfeiçoamento vai ajudar muito nas rotinas de trabalho. “A capacitação vai auxiliar na melhoria da comunicação entre os colegas e superiores no ambiente de trabalho, no atendimento às salas da secretaria com mais educação e respeito, além de possibilitar mais conhecimento sobre a profissão”, disse.
Para a servidora Maísa da Silva Barbosa, 43, servidor qualificado e motivado trabalha com mais dedicação e empenho na execução de suas tarefas. “O curso é uma oportunidade para aprender mais, da forma correta. A gente aprende na prática todas as atividades de uma copa, mas desconhece como funciona na teoria. Ao fazermos as tarefas da maneira correta, aprendemos como respeitar as pessoas, como se apresentar melhor, se portar no ambiente de trabalho e desenvolver as tarefas no dia a dia. É uma iniciativa que o servidor só tem a ganhar”, comentou.
O servidor Edmar Caetano, 34, único participante do sexo masculino, comentou que pela primeira vez participa de um curso como este, que vai auxiliá-lo a entender melhor a sua profissão. “Nessa capacitação a gente descobre que está no caminho certo e que desenvolve um trabalho de qualidade. E, além do crescimento profissional, o curso também nos motiva e melhora o convívio no ambiente de trabalho”, disse.
A Gerente de Educação Profissional do Senac em Roraima, Karina Straioto, comentou que essa parceria com a Prefeitura de Boa Vista é uma forma de valorizar o servidor, de prepará-lo para o mercado de trabalho, de motivá-lo a exercer melhor a sua profissão. “É muito importante o profissional se capacitar, porque quanto mais preparado estiver para entrar no mercado de trabalho, melhor exercerá sua função, e mais animado e motivado esse funcionário estará para o trabalho. É muito importante unir essa prática profissional com o estudo no Senac”, disse.
A instrutora do curso, Angelita Vogel, destacou que por meio da capacitação, os alunos aprendem como ser melhor profissional no ambiente de trabalho. "A função do copeiro não significa apenas fazer o cafezinho, mas como servir esse café desde autoridades ao colega de portaria, e aprende como se apresentar no horário de trabalho, como ter bom relacionamento em equipe, desde apresentação pessoal profissional, ética e relações interpessoais, qualidade no atendimento e também como ter boas práticas na manipulação de alimentos", destacou.