Desde de 2013, a administração municipal vem passando por grandes transformações que também envolvem o funcionalismo público. Um dos pontos fortes do trabalho desenvolvido pela prefeita Teresa Surita é a efetivação de servidores por meio de concurso público. Atualmente, a prefeitura de Boa Vista conta com cerca de 6 mil estatutários, número este que representa mais de 60% de todos os servidores da administração municipal.
O quadro geral conta com 9.711 servidores de vários regimes de contratação, como efetivos, temporários, comissionados e celetista (CLT). No entanto, de todos os regimes de contratos, a Prefeitura de Boa Vista deu prioridade à contratação de servidores de carreira, em todas as áreas da administração municipal.
Para o próximo ano, o percentual de efetivo vai crescer ainda mais. Só na educação, devem tomar posse mais mil servidores por conta do novo concurso público para a área, anunciado nesta segunda-feira, 27, que será destinado à contratação de professores (pedagogos e de educação física), além de cuidadores escolares.
PCCR – Para valorizar e incentivar o servidor, a prefeita Teresa Surita sancionou o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do funcionalismo. Para se ter uma ideia, o salário-base era de R$ 318,00, em 2013, pois os servidores já estavam há 11 anos com os salários congelados. Porém, em janeiro de 2015, com o novo PCCR o salário-base passou para R$ 1.020.
Ao enquadrar os servidores em um novo plano, a administração atendeu a um compromisso assumido. Além do aumento de salário, os servidores efetivos ganharam mais segurança e estabilidade no planejamento de suas finanças. Foi o caso do servidor, Dieny Portinanni, que é servidor efetivo há dez anos.
“Em 2013, a gente ganhava abaixo do salário-mínimo. Isto era ruim, pois ao tentar comprar alguma coisa, quase não dava. Quando o comerciante via nosso contracheque, não aprovava o crédito. O vendedor percebia que nosso salário era complementado, que não era uma coisa garantida”, lembrou.
Portinanni disse ainda que, depois do novo PCCR, o servidor municipal foi enquadrado na letra certa. “Agora podemos contar com as novas progressões e promoções e correções salariais. E isso dá mais tranquilidade para gente” finalizou.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Paulo Bragato, o planejamento é uma das principais ferramentas para a garantir a estabilidade dos servidores. “Após três anos de implantação do PCCR, a SMAG trabalha com planejamento para implementar as progressões e promoções e reposições salariais, com base em um plano bem elaborado que atende o bom andamento das atividades da administração municipal”.